Finalizando os últimos detalhes Náutico atende últimas exigências por licenças para a reabertura do estádio dos Aflitos. Restam pouco mais de 5% para a obra de restruturação acabar

João de Andrade Neto
joaoneto.pe@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 08/11/2018 03:00

Faltando pouco mais de um mês para a data prevista para a reinauguração dos Aflitos (16 de dezembro), a comissão patrimonial do Náutico corre para finalizar os últimos detalhes da obra e conseguir as licenças necessárias para a reabertura do estádio. Prazo que, de acordo com o diretor de patrimônio do clube, Eduardo Absalão, será cumprido com antecedência.

Segundo o dirigente,  no que se refere à parte estrutural, restam pouco mais de 5% da obra a ser entregue. Além disso, todas as taxas para a obtenção das licenças já foram pagas, restando apenas os avais dos órgãos competentes: corpo de bombeiro, polícia militar e vigilância sanitária.

Entre pontos que ainda precisam ser entregues estão a colocação dos pontos de luz nos refletores da arquibancada central, a colocação de corrimão nas escadarias de acesso a essa mesma arquibancada, luzes nas saídas de emergência, limpeza das áreas de acesso da torcida, colocação dos bancos de reservas e a instalação de câmeras de monitoramento, uma das exigências da polícia militar.

“A polícia militar veio aqui e disse que é imprescindível para esse jogo inaugural o sistema de monitoramento por câmeras. Isso já foi orçado e a verba já está disponibilizada para o início do serviço de instalação. Após isso, acredito que em 15 dias que tudo já estará instalado e funcionando”, explicou Eduardo.

“Antecipadamente os órgãos competentes já haviam estado aqui nos Aflitos. Mostramos o que está sendo feito, e a partir daí eles pontuaram algumas situações. O corpo de bombeiro, por exemplo, pediu para instalarmos as luzes de emergência e isso foi feito. Com relação à vigilância sanitária há necessidade de limpeza dos reservatórios, dedetização e análise da água”, completou.

Ainda segundo o diretor, além desses pontos, outros poderão ficar em suspenso mediante a assinatura de um termo de comprometimento do clube de que as demais exigências dos órgãos responsáveis sejam cumpridas dentro de um prazo pré-determinado. “Nós assinamos esse termo onde nos comprometemos a fazer as intervenções apontadas em um período de seis a doze meses. Com isso ficaremos aptos", pontuou.

“Estamos trabalhando em um primeiro momento para esse jogo de reabertura. Como não se trata de uma partida oficial, as licenças podem sair próximas do evento. Mas vamos trabalhar para que tudo fico apto dentro do menor prazo possível. Estamos trabalhando para deixar tudo pronto antes do dia 16”, finalizou.
 
Dívida com Acosta
 
Tendo que conviver com a escassez de recursos financeiros desde a eliminação da Série C, em agosto, a diretoria do Náutico ainda recebeu no início deste mês a dura notícia de que terá que pagar R$ 1,5 milhão ao Corinthians, referente a um empréstimo não quitado pelo meia uruguaio Acosta, em 2009. Sem ter mais como recorrer na Justiça, o presidente alvirrubro Edno Melo viajará na próxima semana para São Paulo para tentar um novo acordo com a diretoria paulista.

Segundo o mandatário, o Náutico irá propor um novo parcelamento da dívida ou mesmo colocar à disposição do Corinthians parte dos direitos federativos de algum dos atletas da base timbu. “Vamos tentar acertar alguma coisa. Seja um parcelamento ou que eles aceitem um crédito de um atleta nosso da base. Vamos tentar fazer o que não fizeram lá atrás”, afirmou, se referindo às gestões passadas.