Não é só pela invencibilidade.... Sem perder a cinco jogos, Sport pode quebrar sua melhor marca nesta Série A contra o Flamengo, mas também se afastar ainda mais do Z4

Brenno Costa
brenno.costa@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 17/11/2018 03:00

Instável nesta Série A, o Sport conseguiu apenas em três momentos ficar mais de dois jogos seguidos sem perder. Assim, com exceção do início da competição quando o time aplicou duas dessas sequências invictas, a equipe penou e agora se vê na luta contra o rebaixamento pelo terceiro ano consecutivo. Agora, no entanto, o Leão vive um momento de recuperação. Apesar da queda de desempenho nas duas últimas partidas, vem de uma sequência com três vitórias e dois empates e diante do Flamengo, a partir das 16h (do Recife) deste domingo, diante de uma Ilha do Retiro mais uma vez cheia, joga para ter a melhor série de resultados no Campeonato Brasileiro.

A última vez nesta edição em que o Sport conseguiu somar esses pontos em partidas consecutivas foi ainda quando estava sob o comando de Claudinei Oliveira. Da 6ª até a 10ª rodada, o Rubro-negro também venceu três confrontos e empatou dois, chegando a figurar na zona de classificação à Copa Libertadores. Depois, os resultados seguiram caminhos opostos aos de outrora.

Agora, sem tempo para uma recaída, o time luta para se manter fora do Z4 com o técnico Milton Mendes. Em tese, um empate já cravaria a maior sequência invicta nesta Série A. Porém, ao Sport, uma nova igualdade no marcador não é viável mesmo com o jogo diante do terceiro colocado. Com 38 pontos, na 15ª posição, o Leão precisa vencer para se garantir fora da faixa de queda sem depender dos resultados de Chapecoense, Vitória e Ceará.

“Nós estamos em uma sequência de cinco jogos sem perder e isso é importante. Isso é difícil dentro do Campeonato Brasileiro. Acredito que estamos com uma confiança boa. Já são três jogos sem levar gol. A gente tem que ir com tudo para cima do Flamengo, que é um jogo extremamente decisivo”, disse Gabriel, que volta ao time após cumprir suspensão na última rodada.

Jogo ofensivo

Para atingir a meta, o técnico Milton Mendes garante que o Sport seguirá com o desejo de atacar o rival e não apenas esperando um contra-ataque para definir o jogo. “Nosso futebol não tem sido reativo, a não ser nos primeiros jogos quando optamos por ganhar estabilidade. Usamos a reação como tônica dos jogos, mas nós temos proposto os jogos em todos os lugares, assim como fizemos na Arena do Grêmio”, disse.
 
Saiba mais
 
Sequências invictas nesta Série A

2ª a 4ª rodada
2 vitórias e 1 empate

Sport 1 X 1 Botafogo
Paraná 1 X 2 Sport
Sport 2 X 0 Bahia

6ª a 10ª rodada
3 vitórias e 2 empates

Sport 1 X 1 Corinthians
Palmeiras 2 X 3 Sport
Sport 3 X 2 Atlético-MG
Internacional 0 X 0 Sport
Sport 1 X 0 Atlético-PR

30ª a 34ª rodada
3 vitórias e 2 empates

Sport 2 X 1 Vasco
Grêmio 3 X 4 Sport
Sport 1 X 0 Ceará
Fluminense 0 X 0 Sport
Sport 0 X 0 Vitória
 
Escalação
Para a partida com o Flamengo, o Sport tem os retornos do lateral direito Cláudio Winck e do meia Gabriel. Eles retomam os postos que foram ocupados por Andrigo e Rogério, respectivamente. A única dúvida no time é a presença do lateral Sander, que se recupera de uma entorse no tornozelo. Caso ele não consiga ir a campo, é possível que Ernando seja deslocado para a lateral e abre uma vaga para Ronaldo Alves na zaga. Titular nos últimos jogos, Raul Prata está suspenso.
 
Flamengo
A sete pontos da liderança, o Flamengo ainda sonha com o título da Série A, mas terá que superar desfalques para o duelo com o Sport na busca pela vitória. Os laterais Rodinei e Pará e o meia Diego estão suspensos. A tendência é que Renê, cria do Sport, Willian Arão e Lucas Paquetá voltem à equipe titular. Os três, por sinal, retornam do gancho automático. Já  Kleber, da base, pode ganhar chance na lateral direita.
 
Uma nova chance para Juninho
 
A trajetória do atacante Juninho, de 19 anos, tem um recomeço no Sport. Após ser liberado pelo Ceará, clube em que estava emprestado, e de ter sido negado pelo Corinthians, que esteve perto contratá-lo e recuou depois de protestos da torcida, o atleta, indiciado por contravenção penal de vias de fato e os crimes de ameaça e injúria, em novembro de 2017, foi reintegrado e treina com a base rubro-negra desde o começo deste mês. Agora, está sob os olhos do técnico Milton Mendes mesmo treinando à distância dos profissionais. O treinador saiu em defesa do jogador e defendeu uma segunda chance a ele.

“Tem erros que são inadmissíveis, e as pessoas pagam por eles. É importante pensarem, antes de atirar a primeira pedra, em ajudar e dar oportunidade. Eu, digo sinceramente, que, se tivermos condições de cuidar desse menino, devemos ver quais são os problemas e não usar um paliativo. Vai na essência, exatamente. Onde está o problema dele? Vamos buscar saber e recuperá-lo”, disse o treinador.

Milton Mendes ainda garantiu que, se houvesse tempo hábil para inscrever Juninho no Sport, o atacante poderia receber novas chances nesta Série A. “Ele é um patrimônio do clube. É um grande jogador. Então, ele merece ter um apoio de todos. Se dependesse mim, ele voltaria. Mas, agora, lógico que não pode porque ele jogou em outra equipe e, neste momento, não pode inscrever mais”, disse.

“Certo é que ser humano, jogador de futebol, merece uma oportunidade. Quem mata, vai preso, sai e tem uma segunda oportunidade. Por que ele não vai ter? É um menino que precisa ser cuidado, protegido”.