Reflexos sentidos na defesa Sport pode ficar três jogos seguidos sem sofrer gol pela primeira vez nesta Série A se passar ileso contra o Vitória-BA

Brenno Costa e Daniel Leal
esportes@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 13/11/2018 03:00

A defesa do Sport está próxima de alcançar um feito inédito nesta Série A. Caso não sofra gol diante do Vitória na partida de amanhã, na Ilha do Retiro, o setor ficará sem ser vazado pelo terceiro confronto seguido pela primeira vez na competição. A projeção se torna um marco diante do retrospecto do time. Rodada a rodada, o Leão briga contra o rival do próximo jogo para tirar o peso de ser a equipe com mais gols sofridos no Campeonato Brasileiro. Até a 33ª rodada, foram 53 contra 55 do Rubro-negro Baiano.

Depois de vencer o Ceará por 1 a 0, na Ilha do Retiro, o Sport visitou o Fluminense, no Maracanã, e conseguiu empatar em 0 a 0. Essa partida do último domingo, por sinal, foi a primeira sob comando do técnico Milton Mendes em que o time não foi vazado atuando fora de casa. Antes, em três partidas, havia sofrido 12 gols. A média por confronto longe do Recife, portanto, era de quatro tentos.

Esse momento de evolução do setor na reta final da temporada passa diretamente pela mudança de peças e ajustes táticos protagonizados pelo treinador. No gol, Mailson entrou para substituir Magrão (machucado e fora do Brasileiro) e conseguiu manter o mesmo nível além da invencibilidade como jogador profissional. Outro fator é a nova dupla de zaga, com Adryelson ao lado de Ernando.

Os dois homens de defesa escalados juntos e Mailson passaram a ser titulares, por sinal, no mesmo jogo. Foi a partir da vitória de 2 a 1 sobre o Vasco, na Ilha do Retiro, pela 30ª rodada, que eles se estabeleceram na equipe. Desde então, foram três vitórias e um empate, sendo que o time não sofreu gols nos últimos dois jogos. Dentro desse cenário de crescimento da defesa, é importante ainda ressaltar a evolução dos volantes Marcão e Jair.

“É um fator positivo. Eu estava conversando com ele (Ernando) isso. É mais um jogo sem tomar gols e é importante não só para a gente, mas para todo o grupo que ajuda. Todo mundo está de parabéns”, disse o zagueiro Adryelson, também ressaltando o papel coletivo.

Histórico ruim
Na Série A do ano passado, Sport e Vitória já tiveram o desempenho das defesas reprovados. Com 58 gols sofridos, os times dividiram o posto de pior no quesito. Logo atrás, veio o rebaixado Atlético-GO, vazado em 56 ocasiões.