Passar a borracha em 2018 Sexto colocado do Estadual do ano passado, o Santa Cruz tenta voltar a ser protagonista no Pernambucano

Daniel Leal e Yago Mendes
esportes@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 19/01/2019 03:00

No último Campeonato Pernambucano, o Santa Cruz fez a campanha mais frustrante desde 2007, quando terminou em 7º lugar. Apesar de oito dos 11 clubes da disputa se classificarem, o clube conseguiu garantir vaga nas quartas de final apenas na penúltima rodada. Seria eliminado da competição na justamente na fase seguinte, goleado pelo Sport. Posição final: 6º colocado. Pouco, muito pouco para um time do tamanho coral. Segundo maior campeão estadual e maior vencedor da década, com cinco conquistas, o Tricolor busca em 2019 o seu 30º título.

À frente da equipe, o técnico Leston Júnior busca apagar a má impressão deixada pelo Mais Querido em seus torcedores na temporada 2018. O segredo para isso passa pela consolidação do time. Portanto, o treinador coral não deve promover grandes mudanças na escalação da equipe em relação ao primeiro jogo da temporada. Sem Pipico e Hericlis, machucados, o Tricolor deve repetir a base do time que empatou por 0 a 0 com o Botafogo-PB, na última terça-feira, com o acréscimo do meia Allan Dias, que após resolver o imbróglio na negociação de liberação com o Joinville, teve seu nome publicado no BID e deve entrar em campo pela primeira vez com a camisa coral, na vaga de Hericlis.

Até aqui, o Tricolor tem apresentado um futebol promissor nesta temporada. Bem ajustado no sistema defensivo e com bastante entrega na marcação, o técnico Leston Júnior deu um principal enfoque nos trabalhos durante a semana nas jogadas ofensivas, quesito em que o time coral precisa melhorar. Durante a pré-temporada, a equipe somou apenas dois gols em duas partidas, um na vitória por 1 a 0 contra o Serrano-PB e mais um no amistoso contra o Treze-PB, no empate por 1 a 1. Além disso, o ataque do Santa também passou em branco na estreia da Copa do Nordeste contra o Botafogo-PB (0 a 0).

Organizado em campo, resta à equipe começar a apresentar um equilíbrio maior entre os setores. Afinal, carente de maior qualidade técnica no setor ofensivo, o time coral tem se mostrado voluntarioso no ataque. E só.

Quanto ao adversário, Leston Júnior coloca que o desconhecimento do elenco do América-PE será um dificultador para a preparação para a partida. “O jogo de domingo é ainda mais perigoso do que foi a partida contra o Botafogo-PB”.

Histórico

O Santa Cruz na Arena de Pernambuco

  • 30 jogos
  • 14 vitórias
  • 11 empates
  • 5 derrotas
  • 58,88% de aproveitamento
Outros jogos

Domingo

16h    Afogados    X    Petrolina
19h    Salgueiro    X    Vitória