Tão cedo, já pressionado No terceiro jogo oficial em 2019, Náutico precisa de uma vitória contra o Sergipe, pelo Nordestão, para evitar uma crise em pleno mês de janeiro

João de Andrade Neto
joao.neto@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 22/01/2019 03:00

O mês de janeiro ainda não terminou, mas o Náutico já entra em campo, hoje, às 21h30, para enfrentar o Sergipe, no estádio Batistão, em Aracaju, pela 2ª rodada da Copa do Nordeste, para tentar evitar a primeira crise da temporada. Afinal, a equipe do técnico Márcio Goiano acumula quatro derrotas seguidas, sendo duas em amistosos de pré-temporada contra o Treze-PB, além da estreia no Campeonato Pernambucano, diante do Central, e também do próprio Nordestão, para o Fortaleza. O que aumenta ainda mais a pressão para esta noite.

Porém, além dos maus resultados, o desempenho ruim da equipe também vem sendo motivo de preocupação. Com o setor ofensivo produzindo pouco e o defensivo mostrando diversas fragilidades. O que indica possíveis mudanças na equipe que começou as duas últimas partidas.

Uma delas é certa. Suspenso pela expulsão contra o Fortaleza, o volante Josa cede lugar para o paraguaio Jimenez. Porém, outras alterações não estão descartadas. Uma delas, por sinal, pode ocorrer no gol.

Após falhar e mostrar insegurança nas partidas contra Fortaleza e principalmente Central, o goleiro Luiz Carlos tem a sua condição de titular ameaçada. E como Bruno ainda se recupera de um problema no cotovelo, sofrido contra o Newells Old Boys, no dia 16 de janeiro, no amistoso de reabertura dos Aflitos, o prata da casa Renan pode ter sua primeira oportunidade como profissional.

Outra possível mudança é no ataque, com Matheus Carvalho, autor do gol de honra na derrota por 2 a1 para o Central, podendo ganhar a vaga de Fábio Matos, que até agora acumula atuações discretas pela equipe. Por fim, como perde poder de marcação com a saída de Josa, o treinador alvirrubro também pode optar por mudar o esquema tático, com maior preenchimento do meio de campo. Com isso, Lucas Paraíba pode ganhar uma chance na vaga do também prata da casa Thiago.

De toda forma, um dos requisitos que será levado em consideração por Márcio Goiano para a definição da equipe é físico. Uma vez que o Timbu já voltará a campo no próximo domingo para o primeiro clássico do ano, contra o Sport, na Ilha do Retiro, pelo Estadual.

“Nós temos um compromisso importante até porque não conseguimos a vitória em casa contra o Fortaleza. Temos de ser inteligentes quanto a isso. Mas eu tenho de respeitar o físico de cada atleta. Até porque temos um clássico no fim de semana (contra o Sport, no final de semana). Vamos tomar a decisão (da escalação) em cima do jogo desta terça e do próximo fim de semana”, concluiu Márcio Goiano.
 
Adversário
Após estrear na Copa do Nordeste com derrota para o ABC, em Natal, o técnico do Sergipe, Luizinho Vieira, deve manter a mesma formação que goleou o Frei Paulistano por 4 a 0 no último sábado, pelo Campeonato Sergipano. E entre as mudanças promovidas pelo treinador, a entrada do lateral direito Rhuan, e do atacante Leandro Love, autor de dois gols no fim de semana, foram as mais aprovadas pelo treinador. “Mudei algumas peças justamente para a gente poder manter essa intensidade no jogo, e isso foi importante. O resultado foi favorável acima de tudo para dar mais confiança aos atletas”, destacou o técnico do Gipão.

Retrospecto

10 Vitórias do Náutico
4 Empates
5 Vitórias do Sergipe

Retrospecto em Aracaju
3 vitórias do Náutico
3 empates
4 vitórias do Sergipe

Outros jogos
Hoje  2ª rodada

21h30    Sergipe    X    Náutico

Sábado
16h    Santa Cruz    X    Bahia
16h    S. Corrêa    X    Confiança
16h    CRB    X    Ceará

Domingo
17h    Fortaleza    X    CSA
19h30    Altos    X    ABC
19h30    Salgueiro    X    Botafogo

Timbu enfrenta jejum de duas décadas

Após quase cinco anos, Náutico e Sergipe voltam a se enfrentar por uma competição oficial. O último encontro foi disputado no dia 9 de abril de 2014, com uma vitória do Timbu por 1 a 0 pela Copa do Brasil, na Arena de Pernambuco. E se o retrospecto geral do confronto aponta uma larga vantagem para o alvirrubro pernambucano, quando o recorte se dá nos jogos realizados em Aracaju, o cenário muda. Com direito a um tabu de quase 20 anos a favor dos donos da casa.

Isso porque, a última vitória do Náutico jogando fora de casa contra o Gipão ocorreu no dia 12 de setembro de 1999. Triunfo por 2 a 0 pela primeira fase da Série C. Por sinal, até ali, o Timbu nunca havia perdido para o Sergipe fora de casa. O primeiro revés ocorreu ainda naquele ano, pelo mesmo placar, na terceira fase da Série C.

Desde então, o Sergipe passou a dominar os duelos disputados em Aracaju. De lá para cá foram mais quatro encontros na capital sergipana, com um empate e três vitórias seguidas dos mandantes, nos últimos três duelos realizados. Uma delas, uma goleada por 5 a 0 pela Série B do Brasileiro de 2001. Contabilizando também os jogos disputados no Recife, as duas equipes se enfrentaram 19 vezes, com 10 vitórias do Náutico, quatro empates e cinco triunfos do Sergipe.