Uma vitória fácil em cima do América Diante da fragilidade do adversário, Santa Cruz teve boa atuação e não sentiu dificuldades para vencer por 3 a 0 na sua estreia no Campeonato Pernambucano, na Arena de Pernambuco

João de Andrade Neto
joao.neto@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 21/01/2019 03:00

Sem encontrar qualquer dificuldade, o Santa Cruz estreou com vitória no Campeonato Pernambucano ao bater o América por 3 a 0, ontem, na Arena de Pernambuco. E fragilidade do adversário à parte, a equipe tricolor deu mais alguns motivos para animar o seu torcedor nesse início de temporada, apresentando um sistema defensivo compacto e uma equipe bem distribuída em campo. Com direito também a boas apresentações individuais, como a do zagueiro Vitão, autor de dois gols, e do garoto Elias, que anotou o outro tento coral.

Na próxima quarta-feira, os comandados do técnico Leston Júnior voltam a campo pelo Estadual para enfrentar, fora de casa, o Flamengo de Arcoverde, que também estreou com vitória, batendo o Sport, em plena Ilha do Retiro, por 3 a 2. No sábado, o compromisso será pela Copa do Nordeste, contra o Bahia, no Arruda. Esse sim, um desafio de maior peso.

O jogo

Para a estreia do Pernambucano,  o técnico Leston Júnior praticamente repetiu a escalação que empatou sem gols com o Botafogo-PB pela abertura da Copa do Nordeste. A única mudança foi a estreia do meia Allan Dias. A ideia era dar maior entrosamento e ritmo de jogo à equipe coral, com maior qualidade no passe pelo meio de campo. Porém, diante de um frágil e inofensivo América, a superioridade tricolor demorou para surtir efeito.

Mesmo dominando toda a primeira etapa, com quase 70% de posse de bola, o Santa teve dificuldade na criação ofensiva nos primeiros 30 minutos. Tanto que, após uma finalização mal feita por Augusto, aos três minutos, os corais só voltaram a ameaçar de fato a meta americana aos 32 minutos, após jogada individual do garoto Elias. Era o indício que faltava ao tricolor para a equipe fazer valer seu melhor futebol, uma vez que o adversário não ameaçava (o goleiro Ricardo Ernesto era mero espectador)

E essa jogada veio dois minutos depois. Após cortar uma saída de bola mal feita do América, o zagueiro Vitão avançou ao ataque e, de muito longe, mandou uma bomba indefensável para o goleiro Dida. Um golaço que deixou a equipe mais solta em campo. Tanto que o segundo gol não demorou a sair. E colocou em prática toda a organização coral, com um contra-ataque bem construído, assistência de Allan Dias e finalização com qualidade de Elias, que tocou por cima do goleiro Dida e chorou na comemoração.

Segundo tempo

Com todo o cenário favorável, não havia motivo para o técnico Leston Júnior fazer mudanças para a volta do segundo tempo. E, assim, o Santa voltou com a mesma formação. E com o mesmo domínio da partida. Logo com um minuto, por pouco Vitão, de cabeça, não faz o terceiro, com Allan Dias ainda chegando atrasado na conclusão do lance.

Com a partida sob controle, Leston Júnior fez a primeira mudança aos 11 minutos, promovendo a entrada do lateral-direito Cesinha para jogar no ataque na vaga de Augusto, que deixou o campo sob algumas vaias da pequena torcida presente à Arena. Pouco tempo depois, Neto Costa deu vaga ao meia Luiz Felipe. A intenção era aumentar a velocidade e a movimentação do ataque coral. Deu certo.

Com direito a bola na trave de Cesinha e Diego Lorenzi perder gol feito na entrada da pequena área (após linda jogada individual de Elias), o Santa por pouco não ampliou. Mas isso não demoraria a acontecer. Aos 34 minutos, após cruzamento de Charles, o zagueiro Vitão, em dia de artilheiro, pegou de primeira e marcou o terceiro da Cobra Coral. Resultado mais do que justo.

Outros jogos

Ontem


Afogados    1 X 0    Petrolina
Salgueiro    6 X 1    Vitória

CLASSIFICAÇÃO - 1ª rodada
                                           P    J    V    E    D    GP    GC    SG

Salgueiro                    3    1    1    0    0    6    1    5   
Santa Cruz                  3    1    1    0    0    3    0    3   
Flamengo Arcoverde     3    1    1    0    0    3    2    1
Central-PE                   3    1    1    0    0    2    1    1   
Afogados                     3    1    1    0    0    1    0    1   
Sport                           0    1    0    0    1    2    3    -1
Náutico                        0    1    0    0    1    1    2    -1
Petrolina                      0    1    0    0    1    0    1    -1
América-PE                   0    1    0    0    1    0    3    -3
Vitória-PE                     0    1    0    0    1    1    6    -5