Difícil dizer que não vale nada Estádio do Arruda "estreia" na temporada logo com um Clássico das Multidões, que deve receber um bom público pelo Pernambucano

texto: Filipe Assis
esportes@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 16/02/2019 03:00

O primeiro Clássico das Multidões do ano pouco vai mudar o futuro de Santa Cruz e Sport na temporada. Virtualmente classificados às quartas de final do Campeonato Pernambucano, tricolores e rubro-negros disputarão, neste domingo, a partir das 16h, uma partida que, na prática, não vale nada. Mas as arquibancadas do Arruda deverão estar cheias. De um lado e do outro. Não apenas por ser o primeiro jogo no estádio nesta temporada. Sobretudo porque o único tempero deste jogo tem um peso grande: a rivalidade.

Em especial, quando o jogo é no Arruda. Os confrontos entre Santa Cruz e Sport no José do Rego Maciel revelam equilíbrio e vantagem do Leão. Em 166 jogos, houve 62 empates, resultado mais comum. O Rubro-negro ganhou 52 vezes na casa do adversário, contra 50 triunfos dos tricolores.

O Santa Cruz não vence o Sport no Arruda há três jogos. O último confronto aconteceu em 2017. Valendo vaga na final do Nordestão, o Leão venceu por 2 a 0 e eliminou o rival, que havia ganhado na Ilha por 2 a 1. O duelo anterior aconteceu na primeira fase do Pernambucano daquele ano, e o jogo terminou empatado em 1 a 1. Em 2016, no primeiro turno da Série A, o Rubro-negro ganhou por 1 a 0. O último triunfo coral no Arruda foi no primeiro jogo da final do Pernambucano de 2016. Gol solitário de Lelê que daria o título ao Santa Cruz (no segundo jogo, na Ilha, os times empataram em 0 a 0 e o Tricolor levantou a taça na casa do adversário).

O pequeno jejum coral, entretanto, não se restringe ao Arruda. O Rubro-negro não perde do Tricolor há três jogos. No ano passado, empatou em 1 a 1 com o rival na primeira fase do Pernambucano e, em seguida, nas quartas de final do Estadual, venceu o duelo único na Ilha do Retiro valendo vaga na semifinal por 3 a 0. Antes desses dois duelos,em 2017, ocorreu o duelo pela semifinal do Nordestão.

Consequências
Se o Santa Cruz vencer o Clássico das Multidões deste domingo, mais do que encerrar os pequenos tabus e diminuir a desvantagem que tem para o rival dentro de casa, o Tricolor ganha motivação para seu próximo desafio. Quarta-feira, disputa contra o Náutico uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil, que vale R$ 1,45 milhão. É a partida mais importante para o clube no ano até o momento.

Para o Sport, um triunfo contra o Santa Cruz ameniza o clima ruim na Ilha do Retiro causado pela eliminação na Copa do Brasil para o Tombense. Como o Estadual foi a única competição que restou ao Leão antes da Série B, estar bem no Pernambucano tornou-se obrigação. Dever absolutamente igual de evitar um tropeço diante de um rival que vai a campo com o time reserva.
 
Histórico
 
O Clássico das Multidões

 
558 jogos
167 vitórias do Santa
159 empates
232 vitórias do Sport
 
Clássico das Multidões no Arruda

 
166 jogos
50 vitórias do Santa
64 empates
52 vitórias do Sport
 
Reservas x Titulares?

O Clássico das Multidões poderá ter o confronto entre os reservas do Santa Cruz contra os titulares do Sport. A explicação é por conta de outro jogo. Na quarta o Tricolor recebe o Náutico pela Copa do Brasil. Já o Sport, que foi eliminado, terá apenas o Estadual para disputar até o início da Série B. Leston Júnior, inclusive, deixou claro que a escalação vai depender da resposta do seu departamento médico. No Sport, a dúvida é se Milton Cruz descontará a eliminação na conta de alguns jogadores que tiveram atuações abaixo do esperado contra o Tombense, como Magrão, Kaio e Hernane.
 
Lembranças
 
A última vitória do Sport

14 de março de 2018 (há 11 meses)
 
Quartas de final do Campeonato Pernambucano de 2018. Em jogo único na Ilha do Retiro, o Leão foi amplamente superior ao Tricolor e garantiu presença na semifinal do Estadual (acabaria sendo eliminado pelo Central). Foi o último Clássico das Multidões.
 
A última vitória do Santa Cruz
29 de abril de 2017 (há um ano e nove meses)
 
Primeiro jogo da semifinal do Nordestão. O Tricolor largou em vantagem, com direito a comemoração polêmica de Pitbull em cimas do escudo do Sport. Na volta, o Rubro-negro venceu no Arruda por 2 a 0 e avançou à final, perdendo a decisão para o Bahia.