O clássico do ano O 5º duelo entre Náutico e Santa Cruz em 2019 é o mais decisivo, com uma classificação ou uma eliminação em jogo

João de Andrade Neto
esportes@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 24/08/2019 03:00

Esqueçam os quatro primeiros Clássicos das Emoções de 2019. Não importa se Pipico foi o carrasco do Náutico com quatro gols, se a renda da Copa do Brasil foi dividida ou o jejum de vitórias alvirrubras nos confrontos anteriores. O jogo que realmente importa neste ano acontece neste sábado, às 17h, nos Aflitos, pela última rodada da primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro. O motivo? É a partida que vale para os tricolores a oportunidade de seguir sonhando com a principal meta da temporada - o acesso para a Série B. E para o já classificado Náutico, seguir para as quartas de final com a moral de ser líder do Grupo A e de quebra, e não menos importante, ver o rival ficar pelo caminho.

Porém, não há como negar que a pressão maior está do lado coral. Após passar cinco jogos sem vencer, com três derrotas nesse intervalo, o Tricolor viu a classificação para as quartas de final ficar distante. E a eliminação praticamente certa no jogo contra o Imperatriz, quando perdia até os 44 minutos do segundo tempo. Mas a virada épica (e a ajuda de outros resultados) deixou o time do técnico Milton Mendes vivo. Ainda não dependendo das próprias forças.

Para avançar ao mata-mata há duas possibilidades. A mais “simples” é vencer o Náutico. Com isso, o Santa precisa torcer por um tropeço de Imperatriz ou Confiança, ambos fora de casa, diante de Sampaio Corrêa e Ferroviário. Já em caso de empate no clássico, os corais passam a depender de dois resultados. A derrota do Imperatriz associada a pelo menos um empate do Botafogo-PB diante do ameaçado de rebaixamento Treze, em Campina Grande.

No entanto, apesar da situação delicada, Milton Mendes não fez mistério quanto a escalação da equipe. Com todos os treinos abertos à imprensa, o treinador confirmou que a única novidade com relação à formação que derrotou o Globo-RN na última rodada é o retorno do atacante Dudu, que entra na vaga de Jailson.

“Eu não gosto de esconder time. Só fiz contra o Confiança porque foi a única vez que a gente jogou de uma forma diferente. Vamos jogar para vencer. O time é ofensivo. Lógico que só a vitória nos interessa. E é em cima dela que nós vamos trabalhar”, reforçou o comandante coral.

Pelo lado alvirrubro, ocorre justamente o inverso. Com a classificação já assegurada, assim como a certeza de fazer o jogo de volta do mata-mata nos Aflitos, a tendência é de que o técnico Gilmar dal Pozzo poupe boa parte dos titulares. Seja por número de cartões ou desgaste físico. Por isso, o treinador realizou dois treinos sem a presença dos jornalistas e não confirmou a equipe.

Certo apenas que os atacantes Paulinho e Matheus Carvalho, com problemas físicos, serão resguardados. Situação que pode se estender a outros titulares, como o zagueiro Camutanga e o atacante Thiago. De toda forma, o treinador alvirrubro garante que não haverá relaxamento da sua equipe no clássico.

“O sentimento do torcedor é o mesmo do técnico. Ele quer ganhar o jogo porque vale liderança. Então esse é o primeiro sentimento. O outro é ponderar, é saber que temos uma sequência importante na competição”, destacou. Para ser líder, além de vencer o Santa Cruz, o Náutico ainda depende de um tropeço do Sampaio Corrêa diante do Imperatriz, em São Luís.
 
A pressão está com os corais
Tricolor precisa de uma vitória para continuar com chance de se classificar às quartas de final da Série C. O Alvirrubro, já classificado ao mata-mata, tem a chance de terminar a primeira fase na liderança e eliminar o rival, caso vença a partida
 
A matemática tricolor
 
Se vencer

Precisa que, ao menos, um dos dois rivais diretos (Confiança e Imperatriz) empate ou perca seu jogo.

Se empatar
Precisa torcer pela derrota do Imperatriz e que o Botafogo-PB não vença o Treze

Se perder
Está eliminado

Torcida

6.074 ingressos foram vendidos até a noite desta sexta-feira, segundo divulgou o Náutico. Esse número leva em consideração os bilhetes vendidos para as duas torcidas. Os tricolores têm direito a 2.972, quase todos adquiridos nesta sexta-feira.

Adversário

O Náutico terminará a primeira fase em primeiro ou segundo lugar. Com isso, irá enfrentar o terceiro ou o quarto colocado do Grupo B. Como tudo está indefinido no outro grupo, os possíveis adversários do Timbu nas quartas de final podem ser Juventude, Paysandu, remo, Ypiranga-RS, Volta Redonda RJ ou São José-RS. A rodada será definida apenas no domingo. Para ser líder, precisa vencer e torcer por derrota do Sampaio Corrêa.