O adeus a Nereu Pinheiro Técnico morreu ontem, no dia em que o histórico acesso do Santa Cruz à Série A, em 1999, que foi comandado por ele, completou 20 anos

Publicação: 13/12/2019 03:00

O nome de Nereu Pinheiro estará sempre na história do futebol pernambucano. O lendário treinador, que, no estado, acumulou passagens por Sport, Santa Cruz, Central, América, Olinda e Ferroviário do Cabo, morreu ontem, aos 69 de idade, por decorrência de um tumor na cabeça. O dia do óbito é simbólico. Na mesma data, 20 anos atrás, Nereu comandava o Santa Cruz que, em um empate sem gols com o Goiás, conseguia um acesso à Série A, ainda lembrado pela torcida. Em solidariedade, o clube prestou uma homenagem ao ex-treinador em seu Twitter.

Ele também é marcado por uma grande campanha no Sport, na qual se sagrou vice-campeão da primeira edição da Copa do Brasil, em 1989. No torneio, o time de Nereu passou por  Fortaleza, Guarani, Vitória e Goiás, sendo superado pelo Grêmio na decisão.

Sempre respaldado como uma grande referência do futebol pernambucano, Nereu foi responsável por revelar diversos jogadores que fizeram sucesso nos gramados estaduais, como Juninho Pernambucano, Sandro Barbosa, Russo e Chiquinho. Ele foi escolhido para comandar a Seleção Pernambucana, no amistoso realizado no ano passado contra o Barça Legends, na Arena.

Nereu Pinheiro também construiu trabalhos fora do estado, tendo comandado Treze, Confiança e Sergipe. Ele vinha realizando tratamento para o tumor que o acometeu, mas não conseguiu resistir e morreu a quatro dias do seu aniversário de 70 anos, que seria comemorado na próxima segunda-feira.

Conhecido como técnico revelador e figura emblemática do futebol local, Nereu recebeu diversas homenagens. “É uma perda irreparável para a história do futebol. O Nereu se confunde com o próprio futebol pernambucano quando se fala em revelação. A grande maioria dos jogadores das últimas duas décadas nossas passaram pela mão de Nereu. Então, Nereu, além de ter sido um grande formador de atletas, também ajudou os nossos clubes nos momentos mais difíceis, quando não tinha dinheiro para contratar treinadores de fora”, disse o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho. Clubes e ex-jogadores também fizeram homenagens a Nereu Pinheiro.