Ainda bem que pouca gente viu Com um time alternativo, Náutico joga sua pior partida na temporada e, contra o Central, sofre primeira derrota no Campeonato Pernambucano

João de Andrade Neto
esportes@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 22/02/2020 03:00

Uma sexta-feira de carnaval com cara de quarta-feira de cinzas para o Náutico. Menos de 48 horas após ser eliminado da Copa do Brasil pelo Botafogo, nos pênaltis, o Timbu voltou aos Aflitos, com uma equipe alternativa, e acabou derrotada pelo Central por 1 a 0, pelo Campeonato Pernambucano. O Timbu não corre o risco de perder a vice-liderança após o complemento da 6ª rodada. Porém, vê a diferença para o Santa Cruz, primeiro colocado, abrir para cinco pontos.

O resultado também impõe a primeira derrota do técnico Gilmar Dal Pozzo nos Aflitos, desde o seu retorno ao Náutico, no ano passado. O último revés alvirrubro em casa havia sido 12 de maio, para o Ferroviário, pela Série C, resultado que custou o emprego do técnico Márcio Goiano. Agora, o Náutico volta a campo apenas na quinta-feira, novamente nos Aflitos, para encarar o ABC, pela Copa do Nordeste. Pelo Estadual, o próximo compromisso do Timbu será no dia 1º de março, contra o Santa Cruz, no Arruda.

Como era de se esperar, o técnico Gilmar Dal Pozzo mandou a campo uma equipe alternativa, mas com muitos jogadores experientes, como o zagueiro Fernando Lombardi, o volante Josa, o meia-atacante Jorge Henrique e o atacante Salatiel Júnior. Mas o que se viu em campo foi, de longe, o pior primeiro tempo do time na temporada.

Para piorar, o Central, que estreava o técnico Sílvio Criciúma, abriu o placar logo aos  13 minutos. Após corte errado de Lombardi, Bruninho conseguiu evitar a saída de bola pela linha de fundo e cruzou para Bambam, com liberdade na pequena área, tocar de coxa para dentro da meta do goleiro Marcão. Com a vantagem no placar, o time caruaruense se fechou na defesa, o que foi fatal para o inoperante sistema ofensivo do Náutico.

Segundo tempo

Dal Pozzo procurou dar mais qualidade na saída para o ataque colocando o volante Jhonnatan (que atuou quase todo o jogo da quarta-feira, contra o Botafogo) na vaga do estreante Djavan. O cenário, no entanto, não mudou. Dal Pozzo resolveu acionar o atacante Guillermo Paiva na vaga do apagadíssimo Jorge Henrique. A entrada de Paiva melhorou bastante o jogo ofensivo do Náutico. No entanto, aos 36 minutos Paiva sofreu uma entrada dura e passou a jogar os minutos finais no sacrifício.
 
Caminhão bate e entorta coluna


Na semana em que conseguiu aumentar a sua capacidade para 14.495 torcedores, com a liberação de laudos de funcionamento através do Corpo de Bombeiros, o estádio dos Aflitos voltará a perder espaços para torcedores. Isso se deve a um fato que aconteceu na tarde desta sexta-feira, quando um caminhão bateu e entortou uma das colunas de sustentação do setor onde fica o Bar Alvirrubro. Dessa forma, o setor Hexa, que fica próximo à coluna danificada, deve ficar interditado até que se faça análise técnica.

O acidente aconteceu quando o caminhão de uma empresa contratada para a reforma de uma das quadras dos Aflitos desceu. O veículo acabou descarrilhando e quebrando o portão da sede e entortando uma das colunas de sustentação do estádio, conforme informou ao Diario de Pernambuco o vice-presidente patrimonial do Náutico, Eduardo Carvalho. “A gente está fazendo uma reforma na quadra e a empresa contratada para a reforma contratou um caminhão para remover os entulhos. O caminhão estava esperando ser carregado quando a marcha descarrilhou e ele desceu. Acabou quebrando o portão e entortou a coluna”, explicou.

Assim, a área em que ocorreu o choque do caminhão com a pilastra, próximo ao setor Hexa das arquibancadas, do portão da sede e do Bar Alvirrubro, ficará interditado até que seja feita uma análise técnica. Segundo Eduardo, a empresa responsável pela reforma da quadra já foi contactada para que envie um engenheiro calculista para avaliar a situação.

“A pilastra fica próxima perto ao portão da sede social, em frente ao Bar Alvirrubro, no setor Hexa do estádio. Vamos interditar apenas o local onde ocorreu o fato até que seja feita uma análise técnica. Contactamos a empresa que deve nos enviar um engenheiro calculista. Esperamos que ele venha ainda hoje, mas como é período de carnaval, nós sabemos que pode ser inviável.”

“Por enquanto, a área fica interditada e fizemos uma escora até que seja feita uma análise mais detalhada. Por sorte, não havia ninguém próximo ao local e não aconteceu coisa pior”, completou.