Fifa estuda aumentar idade limite no futebol

Publicação: 25/03/2020 03:00

Com o adiamento dos Jogos de Tóquio para 2021, a Fifa estuda a possibilidade de aumentar a idade limite dos atletas que disputarão as competições do futebol masculino de 23 para 24 anos. Isso permitiria que alguns jogadores que estariam na idade limite este ano possam participar do evento, adiado por conta da pandemia do coronavírus. Não há limite de idade entre as mulheres.

Vale lembrar que cada seleção poderá ainda chamar três jogadores acima dessa faixa etária. Regra que será mantida. “A Fifa acredita firmemente que a saúde e o bem-estar de todas as pessoas envolvidas em atividades esportivas devem sempre ser a maior prioridade e, como tal, saudamos a decisão de COI. A Fifa trabalhará com as partes interessadas para tratar de todos os principais assuntos relacionados a este adiamento”, informou a entidade, em comunicado oficial.

Essa medida ajudará muito a Seleção Brasileira, por exemplo. Isso porque 11 dos 23 atletas que foram chamados pelo técnico André Jardine na última convocação estourarão a idade olímpica em 2021. Entre eles, o meia Lucas Paquetá, do Milan.

Outros jogadores convocados para a seleção principal, como o atacante Gabriel Jesus, do Manchester City, e o volante Bruno Guimarães, do Lyon, também seriam beneficiados e poderiam ser convocados para a Olimpíada em 2021 dentro da cota de atletas com idade olímpica. Também estão na pauta da Fifa rever todos os contratos relacionados aos Jogos, além de redesenho do calendário e discussões com os clubes sobre liberação de jogadores.