Pernambucanas concordam com adiamento

Publicação: 25/03/2020 03:00

Cotadas para disputarem a Olimpíada de Tóquio, as pernambucanas Érica Sena (marcha atlética) e Etiene Medeiros (natação) concordaram com a definição do Comitê Olímpico Internacional de adiar as disputas para 2021 por conta da pandemia global do coronavírus. Para ambas, o adiamento foi a melhor decisão possível.

A representante da marcha atlética se dividiu entre “atleta” e “cidadã” para detalhar sobre o caso. “Como atleta, fico muito triste. É algo que eu vinha me preparando, são quatro anos de preparo, é algo que me deixa muito triste e decepcionada. Esse era um ano que eu vinha muito bem fisicamente e vinha melhorando todos os meus tempos, os meus treinos estavam sendo melhorados”, lamentou.

No entanto, pregando por uma competição justa, Érica expandiu o olhar para os adversários que, diferentemente dela, não poderiam dar sequência aos treinos e, assim, teriam seu condicionamento prejudicado nos Jogos. “Como ser humano, acredito que adiar foi a melhor opção que o Comitê Olímpico tinha. Tenho esteira em casa e poderia adaptar meus treinos, mas outros não têm a mesma condição. Então, não seriam Jogos Olímpicos justos com todos os atletas”, concluiu Érica, que está em isolamento no Equador.

Já Etiene, antes mesmo da decisão oficial, já tinha a sua opinião formada sobre o assunto, colocando-se contra a realização dos Jogos ainda neste ano e definindo o atual cenário como uma situação de saúde. “É um ano que representa muito para a gente que é atleta olímpico de alto rendimento. Eu não sou a favor (de manter o evento para este ano), acho que o mundo hoje está gritando por uma outra situação, de saúde”, disse, em vídeo gravado na última sexta-feira.