COVID-19 » Estudo liga 41 mortes a partida

Publicação: 25/05/2020 03:00

O jogo de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões entre Liverpool e Atlético de Madrid, disputada em março diante de 52.000 espectadores, apesar da ameaça do novo coronavírus, “pode estar relacionada à morte de 41 pessoas”, segundo um estudo britânico publicado ontem. Essas mortes teriam ocorrido em hospitais de Liverpool ou locais próximos de 25 a 35 dias depois, diz este estudo, que é baseado em dados das autoridades de saúde do Reino Unido e foi citado pelo semanário Sunday Times.

Cerca de 3.000 torcedores do Atlético haviam viajado para Liverpool para assistir à partida, pouco antes da paralisação das competições esportivas na Inglaterra devido à pandemia de COVID-19. Segundo o Imperial College de Londres e a Universidade de Oxford, a Espanha tinha naquele momento cerca de 640.000 casos de coronavírus e o Reino Unido aproximadamente 100.000. “Se há pessoas que contraíram o coronavírus em um evento esportivo que não deveria ter acontecido, é escandaloso”, disse Steve Rotheram, prefeito da região metropolitana de Liverpool, à BBC.  “É necessário investigar para saber se algumas dessas infecções estão ligadas aos torcedores do Atlético. Havia áreas vermelhas onde o vírus estava presente e Madri era uma delas”, acrescentou.

No mês passado, um dos governantes de Liverpool já havia solicitado uma investigação para determinar por que essa partida foi disputada. O Atlético de Madrid eliminou o Liverpool, zagueiro do título, da maior competição europeia naquela partida. Por outro lado, a decisão de autorizar 250.000 pessoas a se reunir em março para participar da grande corrida de cavalos em Cheltenham (sudeste da Inglaterra) estaria relacionada a 37 mortes adicionais, segundo o estudo.

O efeito dos eventos esportivos na disseminação do novo coronavírus lembra o caso de mais um duelo da fase eliminatória da Liga dos Campeões, entre o italiano Atalanta e o espanhol Valencia. Walter Ricciardi, representante da Itália na OMS, estimou que essa partida havia sido um “acelerador da propagação do vírus”. (AFP)