EXPECTATIVA » No aguardo da flexibilização

João de Andrade Neto
joaoneto.pe@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 30/05/2020 03:00

Com a Prefeitura do Recife projetando para junho o início da flexibilização de algumas atividades, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, também acredita na liberação dos treinos presenciais a partir do próximo mês. Na avaliação feita pelo dirigente, a intenção é que os clubes possam marcar suas reapresentações para junho e, assim, concluir o campeonato estadual até o final de julho.

Na sexta-feira, Pernambuco registrou mais 1.542 novos casos da Covid-19 e 103 mortes, chegando no total a 32.255 infectados e 2.699 óbitos. “A avaliação em todo o Brasil é que em junho todos os times possam estar treinando e até o final de julho os estaduais possam ser concluídos, para se iniciar o Brasileiro em agosto”, afirmou Evandro. “Isso é uma avaliação de todos os organismos. É um sentimento que pode acontecer ou não. Mas pelo andar da carruagem, tudo indica que é possível que aconteça.”

O cartola, no entanto, voltou a enfatizar que o retorno do futebol só será possível com o aval das autoridades sanitárias. Sendo assim, o presidente da FPF evitou fazer uma comparação com o Ceará, onde a Secretaria de Saúde do estado autorizou a volta aos treinos nos clubes. O Ceará realizou testes da Covid-19 em seu elenco nesta sexta-feira (o atacante Leandro Carvalho foi diagnosticado com a doença) e voltará às atividades presenciais na segunda-feira. Já os jogadores do Fortaleza irão se reapresentar na terça-feira.

Até o último levantamento, o estado do Ceará computava 37.954 casos confirmados do novo coronavírus, com 2.743 mortes. O governo cearense planejou, a partir da próxima segunda-feira, a retomada do comércio, dividida em quatro fases.

“Cada estado tem uma realidade diferente e sua diretriz de saúde. E seu entendimento de como tratar a pandemia. É uma questão local”, analisou Evandro. “Na verdade, a retomada dos treinos não carece de um pedido. Isso será uma diretriz do governo do estado e do governo municipal. Quando eles liberarem, a gente volta”, encerrou Evandro.

Vale destacar que o presidente da FPF declarou esta semana que todo o protocolo de segurança para a retomada dos treinos e dos jogos em Pernambuco já está pronto, inclusive com a aquisição de testes diagnósticos que serão distribuído com os clubes.