Jogo da volta no Arruda Local do segundo jogo da final do Campeonato Pernambucano foi definido nesta sexta-feira, após o governo do estado autorizar a partida no José do Rego Maciel

Publicação: 01/08/2020 03:00

O governo do estado de Pernambuco oficializou na tarde de sexta-feira os dois palcos para a disputa das finais do Estadual. O primeiro será o Cornélio de Barros, em Salgueiro, às 16h deste domingo. E o segundo, o estádio do Arruda, às 21h30 da próxima quarta-feira. Assim, a Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, cogitada para receber o segundo jogo, fica de fora.

Na sexta pela manhã, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, havia dito que as duas partidas da disputa seriam, respectivamente, no Cornélio de Barros e na Arena de Pernambuco. Algo diferente, segundo Evandro, só aconteceria “se o governo não deixasse”.

A partida da semifinal do Pernambuco protagonizada por Santa Cruz e Náutico na quarta-feira foi alvo de polêmica por ter acontecido no estádio de São Lourenço da Mata. Tricolores e dirigentes do clube coral reivindicaram seu direito de mandar o jogo em casa, por ter melhor aproveitamento dentre as equipes da competição. A FPF argumentou que desde a retomada das atividades, pausadas por conta da pandemia, ficou acertado que semifinais e finais seriam realizadas na Arena. O caso foi ao TJD-PE e, posteriormente, ao STJD, que não acatou o pedido e manteve o jogo que eliminou os alvirrubros na Arena.

Arruda
O estádio José do Rego Maciel não recebe uma final de Campeonato Pernambucano desde 2015, justamente quando o Santa Cruz decidiu o Estadual contra o Salgueiro. Naquele ano, precisando vencer para levantar a taça, o Tricolor ganhou por 1 a 0, com gol de Anderson Aquino. Em 2016, o Santa Cruz voltou à final, desta vez contra o Sport, mas o segundo jogo foi na Ilha do Retiro. Com uma vitóra por 1 a 0 no Arruda e um empate na casa rubro-negra, o Tricolor foi bicampeão. Nos três anos seguintes, o Santa Cruz não chegou à decisão do Estadual.

Retrospecto

16 títulos pernambucanos decididos no José do Rego Maciel

Os campeões no Arruda


8 vezes
Santa Cruz

6 vezes
Náutico

2 vezes
Sport