Trio quer torcida nos estádios Após movimentação da CBF por volta de torcida nas arquibancadas, Diario ouviu as opiniões dos presidentes de Sport, Náutico e Santa Cruz. Todos foram favoráveis

Diego Gondim
Especial para o Diario
esportes@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 21/09/2020 03:00

Semana passada, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviou para o governo federal um estudo com proposta de retorno do público aos estádios de futebol. O documento já está nas mãos do Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que foi recentemente efetivado no cargo após quase três meses como interino.

Paralelo a isso, a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) e a Prefeitura do Rio trabalham para que a volta de público aos estádios seja feita já no próximo dia 4 de outubro, na partida entre Flamengo e Athletico, no Maracanã. Assunto que causou revolta ao Corinthians. O presidente alvinegro, Andrés Sanchez, declarou que, caso tenha público liberado apenas para os times cariocas, o Corinthians não jogará mais o Brasileirão.

A reportagem do Diario ouviu os presidentes dos principais clubes de Pernambuco, Edno Melo, do Náutico, Milton Bivar, do Sport, e Constantino Júnior, do Santa Cruz, para saber o posicionamento dos clubes quanto a um possível retorno do público aos estádios. Confira o posicionamento de cada um dos mandatários abaixo:

Edno Melo

“É muito difícil fazer futebol sem dinheiro. Fomos afetados como qualquer outro clube do Brasil, mas já abriu shopping, praias, bares e outras coisas. Mas por que não reabrir os estádios? Estamos sendo guerreiros para manter o clube com suas contas pagas. Estamos rigorosamente em dia com todos os funcionários de todos os departamentos”.

Milton Bivar

“Eu já tinha falado anteriormente que não teria problema em retornar. Inclusive, eu comparei com as outras atividades que foram abertas. Será que no shopping não tem risco? Nas praias? Inclusive, sou a favor de medidas tomadas nos outros lugares serem feitas nos estádios também, como aferição da temperatura, exigência do exame e uso de máscaras e, acima de tudo, uma fiscalização forte. O que não pode é deixar o futebol sem seu brilho, que é o torcedor”.

Constantino Júnior

“O Santa Cruz pensa que já é possível a volta do público, sim. Claro que é uma fração, um percentual do estádio. É importante toda essa manifestação dos clubes, deixando bem claro que a saúde está em primeiro lugar e obedecendo todas as medidas impostas pelas autoridades de saúde. O Santa Cruz foi o mais afetado aqui na capital. Não temos cotas de televisão, e essa receita tem feito muita falta. Então, achamos que é muito válido essa mobilização das autoridades públicas e autoridades do futebol para a volta do público aos estádios”.