Um domingo recheado de expectativas na Ilha Sport entra em campo contra o Fluminense às 20h30, na Ilha do Retiro, com Thiago Neves apto a fazer sua estreia com a camisa rubro-negra na Série A

Diego Borges
Especial para o Diario
esportes@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 19/09/2020 03:00

Lutar contra o rebaixamento ou até terminar a Série A com a campanha mais digna possível era a expectativa da maior parte da torcida do Sport antes do início da competição. Mas esse nível de confiança, que já vinha crescendo a partir das boas atuações com o técnico Jair Ventura, tomará um degrau mais elevado a partir do duelo deste domingo na Ilha, diante do Fluminense. O motivo para isso é a estreia do meia Thiago Neves.

Contratação que mobilizou ainda mais a torcida, que ainda sem acesso aos jogos, já vinha engajada após o sucesso do lançamento do novo terceiro uniforme, também nesta semana. O nome ‘de peso’ do atleta dará ao time não apenas ganho com ‘grife’, mas também em alternativas de jogo para Jair Ventura.

Devidamente regularizado, o novo camisa 30 tem a estreia como praticamente certa, mas possivelmente não como titular. Embora Thiago Neves afirme ter bom condicionamento físico e seguir os treinos depois de deixar o Grêmio, nas 14 partidas em que realizou pelo clube gaúcho na temporada não conseguir completar 90 minutos em campo.

Mesmo assim, Jair Ventura não tem dúvidas sobre como utilizá-lo. “O Thiago é um meia-atacante, que pisa na área e faz gols. Tem uma bola parada muito boa, e a gente não tem como fugir muito da característica do atleta”, respaldou.

Com isso, a tendência é que o estilo de jogo seja moldado de acordo com as características do meia, que se for titular deve se sobrepor ao esquema com três volantes. Com a volta de Betinho e com Thiago Neves, Ricardinho pode perder espaço no meio de campo. Sem Sander, expulso, e Marquinhos, suspenso, Juba se firma na lateral esquerda enquanto Rogério e Lucas Venuto disputam a última vaga no ataque, ao lado de Hernane, com a saída de Elton do clube.

Também não se pode descartar a possibilidade de Thiago Neves jogar como um ‘falso nove’ - função desempenhada no Grêmio -, entre Leandro Barcia e Rogério, o que manteria o trio de volantes no meio de campo.

Do outro lado, o técnico Odair Hellmann deve armar um Fluminense repleto de desfalques. A começar pelo volante Dodi e os meias Michel Araújo e Nenê, principal artilheiro da equipe carioca na Série A, com cinco gols, todos poupados por conta do desgaste físico da maratona de jogos, incluindo a Copa do Brasil. O Tricolor ainda não contará com o atacante Fred, diagnosticado com Covid-19, além de outros quatro atletas entregues ao Departamento Médico.

OUTROS JOGOS

SÁBADO - 11ª RODADA

19h    Bragantino    X     Ceará
19h    Fortaleza    X Internacional
21h    Atlético-GO    X    Atlético-MG

DOMINGO

16h    Grêmio    X    Palmeiras
16h    Coritiba    X    Vasco
18h15    Botafogo    X    Santos
20h30    Sport    X    Fluminense