OLIMPíADA DE TóQUIO 2020 » "Ganhei muito mais do que só medalhas" Dona de uma medalha de ouro e outra de prata, ginasta Rebeca Andrade se despede de Tóquio em quinto no solo, mas com o Brasil aos seus pés

Publicação: 03/08/2021 03:00

A ginasta Rebeca Andrade encerrou sua participação nos Jogos de Tóquio ontem com um saldo de duas medalhas históricas para o esporte olímpico do Brasil, e diz que deixa a competição “extremamente satisfeita” com a performance em todos os aparelhos.

Rebeca ganhou medalha de prata no individual geral e ouro na prova de salto da ginástica artística em Tóquio. As duas medalhas foram as primeiras da ginástica feminina do Brasil em Jogos Olímpicos e, com as conquistas, ela se tornou a primeira brasileira a conquistar duas medalhas em uma mesma edição de Olimpíada.

“Jamais poderia esperar tudo que aconteceu aqui. O atleta de alto rendimento sempre quer ganhar medalhas, mas eu acho que ganhei muito mais que só as medalhas. Eu ganhei a admiração das pessoas, o respeito, eu fiz história. Eu representei um país inteiro”, disse Rebeca, ao site do Time Brasil.

Ontem, a brasileira participou de sua última prova em Tóquio e terminou em quinto lugar no solo, em uma apresentação com o funk “Baile de Favela” que encantou o país.

“Estou muito feliz, muito grata com todas as apresentações desde o primeiro dia e por ter finalizado tão bem agora com o solo. Repercutiu tanto e inspirou tantas pessoas, que não tem outra coisa que não seja gratidão”, afirmou a ginasta, que virou fenômeno nacional.

Arthur Zanetti

Medalhista de ouro na Olimpíada de Londres 2012 e de prata na Rio 2016, o brasileiro Arthur Zanetti se despediu ontem de Tóquio sem subir ao pódio. O paulista ficou na oitava colocação na prova de argolas na ginástica artística, com 14.133 pontos obtidos na final.

Caio Souza
Caio Souza também foi finalista nos Jogos de Tóquio, mas também ficou de fora do pódio na prova de salto de ginástica artística. O brasileiro encerrou sua participação na oitava posição, com 13.683 pontos.

Final da trave

Já na manhã de hoje, às 5h50, será vez da brasileira Flávia Saraiva tentar a última medalha na ginástica para o Brasil. Ela está confirmada para a final da trave de equilíbrio e tem grande chances de subir ao pódio.

Quem também tem presença garantida nesta final é a Simone Biles. Autoridades da federação norte-americana de ginástica confirmaram ontem em nota oficial a participação. Biles ficou fora das demais finais, chocando o mundo, para cuidar da sua saúde mental após caiu na disputa por equipes. (Agência Brasil)