Sinal verde para a volta do público Governo de Pernambuco autoriza e, a partir da próxima segunda-feira, está liberada a volta dos torcedores nos estádios do estado respeitando alguns critérios estabelecidos

Fernando Castro
Especial para o Diario
fernando.castro@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 24/09/2021 03:00

Com a baixa dos casos da Covid-19 nos últimos dias, o Governo de Pernambuco anunciou, em coletiva de imprensa promovida na tarde de ontem, uma nova flexibilização no Plano de Convivência. Dentre as medidas, ficou decidida a volta dos torcedores nos estádios de futebol. Com o controle seguro do esquema vacinal, será permitido 20% da capacidade do local ou 2,5 mil pessoas, o que for menor. A decisão é válida a partir de segunda-feira (27).

Na volta parcial dos torcedores aos estádios de futebol depois de um ano e meio, o Governo de Pernambuco decidiu que 90% da venda dos ingressos serão destinados para as pessoas com a segunda dose da vacina ou com uma dose, no caso da dose única. Os outros 10% dos ingressos serão vendidos aos torcedores com a primeira dose, e com exame RT-PCR feito 48 horas antes ou teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento.

O número máximo de torcedores nos estádios será ampliado em novembro, quando os estádios vão poder receber um público de até 5 mil pessoas. Apostando no avanço completo da vacinação no estado, o governo de Pernambuco informou que 100% da ocupação em novembro deve se dar pelas pessoas devidamente vacinadas com as duas doses. Isso porque a secretaria de saúde prevê que 100% da população adulta já esteja completamente vacinada.

Com a determinação, Sport e Náutico terão a presença dos torcedores como reforço no segundo turno das Séries A e B, respectivamente. O primeiro jogo com a volta da torcida pode acontecer já na próxima terça-feira, no confronto entre o Timbu e o CRB, às 19h, nos Aflitos. Já o Leão pode reencontrar os torcedores no dia 6 de outubro, às 19h, quando enfrenta o Juventude na Ilha do Retiro.

Já o Santa Cruz, rebaixado para a Série D, vai ter que esperar um pouco mais. Isso porque, o próximo compromisso no Arruda depois da Série C está marcado para o dia 19 de outubro em confronto válido pela segunda fase da seletiva da Copa do Nordeste, contra Floresta ou Treze.

EVENTOS ESPORTIVOS

Já em relação aos demais eventos de competições esportivas, será permitida a presença de torcida com limite máximo de 2,5 mil pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor. A partir de 300 pessoas, será necessário o controle seguro do esquema vacinal, seguindo as mesmas determinações dos estádios de futebol, com prioridade para quem já tomou a segunda dose ou a vacina de dose única.

Saiba mais

Como será o retorno:


  • Válido a partir da segunda-feira (27)

  • 20% da capacidade ou 2,5 mil pessoas

  • 90% da venda dos ingressos serão destinados para as pessoas com a 2ª dose da vacina ou com uma dose (dose única)

  • Os outros 10% dos ingressos para torcedores com a 1ª dose, e com exame RT-PCR feito 48 horas antes ou teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento

  • Número máximo será ampliado em novembro, quando os estádios vão poder receber até 5 mil pessoas