Caminho aberto para a renúncia Após novo vexame na temporada, eliminação na Pré-Copa do Nordeste deve ser a gota d'água para a saída de Joaquim Bezerra da presidência do Santa Cruz

Fernando Castro
Especial para o Diario
fernando.castro@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 21/10/2021 03:00

Depois do Santa Cruz ser eliminado na segunda fase das eliminatórias da Copa do Nordeste, ao perder para o Floresta nos pênaltis, a pressão aumentou ainda mais sobre a atual gestão executiva do clube. Desgastado e isolado politicamente, Joaquim Bezerra está prestes a renunciar ao cargo de presidente. O mandatário coral se colocou à disposição para dialogar e encontrar um substituto. Nos bastidores, a articulação já está sendo feita.

Inclusive, esta mobilização está sendo feita com a oposição do Santa Cruz. De acordo com Tonico Araújo, vice-presidente na gestão de Constantino Júnior, a ideia já vinha sendo cogitada há um tempo e ganhou força após a eliminação coral na pré-Copa do Nordeste. Agora, tem se discutido um nome que seja de consenso e possa assumir a presidência.

Nomes como o ex-presidente Alexandre Mirinda, e Osmar Bassos, presidente da Kicaldo, foram consultados, mas não se mostraram dispostos.

“O presidente já vem conversando conosco há algum tempo sobre o processo de renúncia. Entretanto, ele tem a responsabilidade de não sair sem deixar um possível candidato. Ele vem conversando não só comigo, mas com um grupo, e já tivemos algumas reuniões. A questão é alvejar quem vai enfrentar o Santa Cruz nessa grande dificuldade que o clube vai encarar no próximo ano”, disse Tonico, em entrevista à Rádio Clube.

Quem vem ganhando força é o ex-presidente Antônio Luiz Neto, que geriu o Santa Cruz entre 2011 e 2014, mas ainda será preciso convencê-lo. “Existe um nome que é colocado nas discussões, que é o de Antônio Luiz Neto, que tem uma tradição muito grande, sendo três vezes campeão, subindo duas vezes de divisão. O problema é convencê-lo e a família dele aceitar. Se isso acontecer e se todos derem apoio, não é tão difícil convencê-lo. Ele não está na vitrine à disposição, mas precisa ser conquistado pelo amor que tem pelo clube”, afirmou o ex-dirigente.

Prazo e reunião

A definição sobre a renúncia de Joaquim Bezerra deve acontecer até amanhã. De acordo com informações apuradas pelo Esportes DP, está marcada uma reunião na noite de hoje entre o presidente do Santa Cruz, Tonico Araújo e Eduardo Petribú, membro da comissão fiscal. Só então a saída do atual mandatário deve ser comunicada.

Caso a renúncia do presidente Joaquim Bezerra seja de fato confirmada, o atual mandatário do Conselho Deliberativo do Santa Cruz, Marino Abreu, assume o executivo de maneira provisória. Em seguida, após oito dias do afastamento, ele deve convocar novas eleições para os cargos em aberto.