A sorte está lançada na Copa do Nordeste Confederação Brasileira de Futebol realiza hoje o sorteio dos grupos da primeira fase da competição, a partir das 11h, com transmissão

Fernando Castro
ESPECIAL PARA O DIARIO
fernando.castro@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 06/12/2021 03:00

A Copa do Nordeste de 2022 começa a ganhar cara a partir de hoje. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) promove, a partir das 11h, o sorteio dos grupos da primeira fase da competição. O evento vai acontecer na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Assim como na edição anterior, cada chave terá oito clubes. Com a eliminação do Santa Cruz na fase pré-eliminar, o Náutico e o Sport são os únicos representantes pernambucanos.

Os representantes dos 16 clubes participantes vão estar presentes no evento. O sorteio será transmitido ao vivo pela CBF TV, canal oficial da entidade no YouTube. A Copa do Nordeste ainda não tem data de estreia confirmada, mas deve começar a ser disputada no final de janeiro, assim como o Campeonato Pernambucano. O formato do torneio será o mesmo deste ano, com dois grupos iniciais e mata-mata nas fases seguintes.

De acordo com os critérios de formação dos grupos, Náutico e Sport, obrigatoriamente, terão que ficar em grupos diferentes, assim como as principais equipes de cada estado. Dessa maneira, a fórmula de disputa da Copa do Nordeste garante os clássicos estaduais já na primeira fase.

Atuais representantes do Nordeste na Série A do Campeonato Brasileiro, Bahia, Ceará, Fortaleza e Sport (já rebaixado) estão no pote 1 e, portanto, vão receber os maiores valores pela cota de participação na fase de grupos da competição. Já o Náutico está no pote 2 junto com CSA, CRB e Sampaio Corrêa, todos da Série B. Estão no pote 3 Botafogo-PB, Globo-RN, Altos-PI e Campinense-PB. Enquanto o pote 4 terá Floresta, Sergipe, Atlético-BA e Sousa-PB.

Na primeira fase, os times do Grupo A enfrentam os times do Grupo B, em turno único. Depois de oito rodadas, os quatro melhores de cada chave avançam para a fase seguinte. As quartas de final e semifinais são disputadas em jogo único, enquanto a final será em ida e volta. Dentre os estados da região, Ceará e Paraíba são os únicos com três representantes cada.
 
Times no sorteio

 
POTE 1 - Sport, Bahia, Ceará e Fortaleza

POTE 2 – Náutico, CSA, CRB e Sampaio Corrêa

POTE 3 – Botafogo-PB, Globo-RN, Altos-PI e Campinense-PB

POTE 4    - Floresta, Sergipe, Atlético-BA e Sousa-PB