Golaço e vitória em Chapecó Em duelo entre rebaixados, Sport vence por 1 a 0 a lanterna Chapecoense com um lindo gol de Luciano Juba pela penúltima rodada da Série A

Pedro Henrique Dias
Especial para o Diario
esportes@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 07/12/2021 03:00

No confronto entre os dois primeiros rebaixados à Série B, o Sport levou a melhor sobre a Chapecoense, fora de casa, e venceu o duelo por 1 a 0, com gol marcado por Luciano Juba. Com um a mais desde o começo do jogo, o Leão não conseguiu traduzir a vantagem numérica dentro de campo, embora tenha criado as melhores oportunidades durante a partida. Na reta final do embate, Juba, que entrou no intervalo, acertou um lindo chute de fora da área e marcou o único gol do jogo.

O JOGO

Apesar de não possuírem pretensões na Série A, Chapecoense e Sport protagonizaram um início de jogo relativamente movimentado na Arena Condá. Aos três minutos, os donos da casa quase abriram o placar com Ronei, que penetrou na área rubro-negra pelo lado direito e finalizou com perigo à direita de Mailson. Na sequência do lance, um fato crucial: Geuvânio entrou de forma imprudente na dividida com Zé Welison e foi expulso.

Com um a mais em campo, o Sport não fez valer a vantagem numérica de início. O máximo que conseguiu, por ter mais espaço, foi arriscar chutes de longa distância, mas que não resultaram em perigo à meta defendida por João Paulo. Do outro lado, a Chape naturalmente diminuiu o ímpeto ofensivo e pôs os jogadores atrás da linha da bola, no intuito de equilibrar o embate - o que conseguiu durante grande parte do primeiro tempo.

No último terço da etapa inicial, o Sport evoluiu e esboçou uma pressão em busca do desempate. Primeiro, Mikael cobrou falta com perigo e quase abriu o placar. Depois foi a vez de Ewerthon pegar a sobra na grande área e chutar firme para a defesa do goleiro. Por último, em jogada pela direita, o cruzamento de Everton Felipe por pouco não contou com o desvio de Mikael para o fundo das redes.

SEGUNDO TEMPO

No retorno do intervalo, o Sport criou uma grande oportunidade após o cruzamento de Luciano Juba para Mikael, mas o rubro-negro errou o alvo no momento de direcionar o cabeceio e mandou a bola a centímetros do gol. Apesar disso, o Leão não deu continuidade à pressão, o que tornou o jogo apático.

Na reta final, o enredo da disputa contou com uma mudança: a Chapecoense, mesmo com um a menos, cresceu no jogo e chegou com perigo à meta do Sport. Porém, justamente quando estava sofrendo pressão, o Leão conseguiu abrir o placar com Luciano Juba, aos 42 minutos.