A primeira convocação de Tite em ano de Copa Sem Neymar, lesionado, treinador chama 26 jogadores para as duas próximas rodadas das Eliminatórias contra Equador e Paraguai. Brasil já está classificado

Alan Dias
Especial para o Diario
alan.barbosa@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 14/01/2022 03:00

O técnico Tite anunciou na manhã de ontem a lista de convocados para os jogos contra Equador e Paraguai nos dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro respectivamente. Com dois atletas suspensos para a primeira partida (Fabinho e Lucas Paquetá), o comandante chamou 26 jogadores para a equipe. Os jogos serão válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. O Brasil já está classificado para o mundial.

Sem grandes surpresas, a lista conta com o retorno de Daniel Alves, do Barcelona. Danilo, da Juventus, ficou de fora. Alex Telles, do Manchester United, ganha nova oportunidade na lateral esquerda, desbancando a concorrência de Guilherme Arana e Renan Lodi, constantemente convocados.

Do meio para frente, poucas alterações. Phillippe Coutinho, recém-chegado ao Aston Villa, foi chamado. Bruno Guimarães, do Lyon, também ganha nova oportunidade. Com Neymar lesionado, Rodrygo volta a integrar a lista de Tite. Chama a atenção também a ausência de Roberto Firmino, do Liverpool. Para a posição de centroavante, os escolhidos foram Gabriel Jesus, do Manchester City, e Matheus Cunha, do Atlético de Madrid.

Favoritismo

Já classificado para a Copa, o Brasil não tem, até o momento, nenhum amistoso agendado com outra seleção europeia favorita ao título. O técnico Tite lamentou não poder testar seu time contra essas equipes, já colocou o país como um dos favoritos ao título no Catar.

“Eu cito que Brasil, França, Inglaterra, Bélgica, Alemanha, Argentina, Itália e Espanha estão entre os postulantes. Nenhum deles eu vejo se destacando. É justamente por não jogarmos contra europeus que não dá para dizer se é favorito ou não, pois não há referência. Eu gostaria que jogássemos, mas não dá pelo calendário”, finalizou o treinador.

CONVOCADOS

Goleiros

Alisson – Liverpool
Ederson – Manchester City
Weverton –  Palmeiras

Laterais

Emerson – Tottenham
Daniel Alves – Barcelona
Alex Sandro – Juventus
Alex Telles – Manchester United

Zagueiros

Militão – Real Madrid
Gabriel Magalhães – Arsenal
Marquinhos – Paris Saint-Germain
Thiago Silva –  Chelsea

Meias


Bruno Guimarães – Lyon
Casemiro – Real Madrid
Fabinho – Liverpool
Fred – Manchester United
Gerson – Olympique Marseille
Everton Ribeiro – Flamengo
Lucas Paquetá – Lyon
Phillippe Coutinho – Aston Villa

Atacantes


Antony – Ajax
Gabriel Barbosa – Flamengo
Gabriel Jesus – Manchester City
Matheus Cunha – Atlético de Madrid
Raphinha – Leeds United
Rodrygo – Real Madrid
Vinicius Jr – Real Madrid

15a RODADA

QUINTA-FEIRA  (27/01)
18h    Equador    X    Brasil
20h    Paraguai    X    Uruguai
21h15    Chile    X    Argentina

SEXTA-FEIRA (28/01)
18h    Colômbia    X    Peru
19h    Venezuela    X    Bolívia