Defesa segue sendo problema no Arruda Com média de 1,31 gols levados por partida na temporada, Martelotte terá que corrigir problemas para melhorar setor defensivo na Série D do Brasileirão

Vittória Fialho
Especial para o Diario
esportes@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 18/05/2022 03:00

Problema antigo. A falta de encaixe defensivo foi pauta recorrente durante o trabalho de Leston Júnior à frente do Santa Cruz. Agora, nas mãos do técnico Marcelo Martelotte, a missão da equipe coral não é diferente. Isso porque, entre os oito clubes do grupo A4 da Série D, o Tricolor é dono da terceira defesa mais vazada da chave. São sete gols sofridos em cinco partidas, atrás apenas do CSE, próximo adversário, com 11, e o ASA, com oito.

O cenário, inclusive, é ainda mais preocupante se o desempenho defensivo de todas as 64 equipes participantes da Quarta Divisão do Brasileiro for colocado na balança. Nesse recorte, o Santa Cruz figura na 12ª posição, dividindo o posto com outras sete equipes. Seguindo a fila, além de ASA e CSE, Humaitá, Juventude Samas e Aimoré somam oito gols levados, enquanto Sousa (9), Tuna e Ação (10), Trem (11), Náutico-RR (12) e URT, com a pior defesa da Série D 2022, foi vazado em 13 oportunidades.

Na atual temporada, o Santa Cruz sofreu 21 gols, sendo 14 deles no Campeonato Pernambucano. A equipe carrega a média de 1,31 tentos levados por partida. Ao todo, em 16 jogos em 2022, o Tricolor deixou o campo apenas quatro vezes - três delas no estadual - sem ser vazado. Na Série D, apenas na estreia, no empate sem gols diante do Lagarto, passou em branco.

MUDANÇAS CONSTANTES
Assim como o clube, a defesa coral passou por bastantes mudanças na temporada. No setor, por exemplo, apenas o zagueiro Alex Alves e o goleiro Kléver se destacam pela frequência em campo. O defensor, atleta tricolor com mais minutos em campo na atual temporada, formou parceria com outros três defensores ao longo de 2022 - Júnior Sergipano, Guedes e Luan Bueno. Agora, Felipe Macedo, recém-contratado, se junta às opções.

E as laterais também não escaparam. Na direita, o experiente Marcos Martins conviveu com lesões enquanto esteve no clube. Em sua ausência, Eduardo Ratinho, Matheus Lira, Ítalo Melo e Daniel Pereira foram testados na posição. Já na esquerda, Dudu Mandai e Ítalo Silva disputaram vaga.

Nesse cenário, o técnico Marcelo Martelotte vive a sua primeira semana livre para conhecer melhor o elenco. O comandante coral está há apenas sete dias à frente do grupo.

OUTROS JOGOS - 6ª RODADA

SÁBADO
15h    Lagarto    X    Juazeirense

DOMINGO
16h    Santa Cruz    X    CSE
16h    ASA    X    Jacuipense
16h    Atlético-BA    X    Sergipe