Dois meses sem vencer nos Aflitos Com apenas uma vitória como mandante na Série B, Náutico tenta recuperar autoestima dos jogadores já para duelo de amanhã, contra o Novorizontino

Júlio César Martins
Especial para o Diario
julio.martins@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 01/07/2022 03:00

Era o dia 24 de abril de 2022. Contratado na véspera da primeira final do estadual, contra o Retrô, o treinador Roberto Fernandes fazia apenas seu segundo jogo comandando o Náutico. Diante do Operário, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, no estádio dos Aflitos. A equipe apresentou um bom futebol e venceu por 2 a 0. E este resultado positivo acabou ficando marcado como a última vitória alvirrubra como mandante na competição. Dois meses e sete dias depois, o Timbu ainda não derrotou outro adversário jogando em seus domínios.

Para se ter uma ideia do quanto mudou no time desde a data mencionada, dois titulares daquele embate não estão mais por aqui: o zagueiro Camutanga e o atacante Leandro Carvalho. Hereda e Léo Passos, lesionados, são desfalques há tempos. Niltinho, autor de um dos gols, perdeu posição e deixou de ter um certo protagonismo. Já Rhaldney, prestes a poder assinar pré-contrato com outra equipe, não resolveu com a diretoria se será negociado e ficou de fora das últimas duas rodadas.

Da vitória até o atual momento da Segundona, o Timbu teve mais seis confrontos como mandante, com um sendo realizado no estádio do Arruda por conta das fortes chuvas. Foram quatro empates, diante de Guarani, CSA, Sport e Criciúma, além de duas derrotas para o Cruzeiro e o Vasco.

O fator casa, que historicamente era uma arma muito forte do clube alvirrubro, não vem tendo, nem de longe, a mesma importância. Com apenas sete pontos, o Náutico é o segundo pior mandante da competição. A má fase da equipe, que estava até a última partida na zona de rebaixamento, aliado aos preços altos dos ingressos, afastou o torcedor dos Aflitos, que ainda não foi o famoso ‘caldeirão’.

“Temos atletas experientes dentro do futebol, que puxam outros para não se abater. É recuperar, fazer o mínimo de trabalho, já que não teremos tempo, e ir para cima do Novorizontino. Se a gente fizer o dever de casa podemos brigar por coisas maiores”, avaliou o técnico Roberto Fernandes.

ASPIRANTES

O Náutico estreou ontem no Brasileiro de Aspirantes. Mesmo atuando no estádio dos Aflitos, a equipe pernambucana saiu derrotada pelo Fluminense por 2 a 0. O grupo do Timbu ainda tem Sport e Botafogo.

OUTROS JOGOS

HOJE - 16ª RODADA

18h Chapecoense X S.Corrêa
21h30 Brusque X Operário
21h30 Cruzeiro X Vila Nova

SÁBADO

11h Londrina X CSA
16h Ituano X Criciúma
18h30 Náutico X Novorizontino
20h30 CRB X Guarani

DOMINGO

11h Ponte Preta X Tombense
16h Vasco X Sport
16h Bahia X Grêmio