"Eu considerei uma convocação" Apresentado oficialmente, Lisca fala dos motivos para ter aceito a vinda para o Sport, seu momento, o momento do time e as prioridades

Pedro Alves
Especial para o Diario
pedro.neto@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 01/07/2022 03:00

A Era Lisca começou. O Sport apresentou oficialmente ontem o novo treinador que vai realizar o primeiro treino no comando da equipe. Aos 49 anos,  Lisca chega com o objetivo de recuperar o clube rubro-negro na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro com o objetivo de alcançar o acesso à Série A.

“Gostaria de agradecer pela oportunidade, convite, insistência, por querer contar comigo. É um orgulho grande, uma honra enorme e um desejo antigo meu. O convite eu considerei uma convocação. Acompanho o Sport há muitos anos, sei de tudo que o presidente relatou e fico mais motivado ainda para participar da reconstrução do clube. Sabemos que em campo é fundamental o resultado, o desempenho e o engajamento. Estou muito feliz. Queria agradecer do fundo do coração. Não foi fácil chegar aqui. Foram 30 anos de luta. Me sinto privilegiado em treinar o Sport”, disse Lisca.

Apesar de iniciar os trabalhos dentro de campo ainda ontem, Lisca não contou com todo o elenco, já que parte dos atletas ainda realizaram o trabalho de recuperação física causado pela viagem e partida contra o Cruzeiro. Durante a entrevista de apresentação, o novo treinador rubro-negro tocou em vários outros pontos e falou sobre o momento da equipe, comandar jogadores estrangeiros e atletas da base, pressão por resultados e sua felicidade de comandar o Sport.

Entrevista - Lisca // técnico do Sport

ESTRANGEIROS

Não tenho problema em trabalhar com estrangeiro. Trabalhei com vários. Vai ser um prazer trabalhar com Blas, Vanegas, Parraguez e Lucas (Hernández), que conheço bem. Então, para mim é um prazer. Vou exercitar meu portunhol com eles. A corrida está aberta. Vamos ver qual jogador se adapta melhor à nossa ideia de jogo.

MUDANÇAS NA EQUIPE

Não posso mudar radicalmente, principalmente, para domingo. Só trabalho hoje (ontem), amanhã (hoje) e sábado (amanhã). Quem jogou terça tem a recuperação e não posso desgastar demais. Mas vamos colocar algumas ideias, fazer algumas alterações de função e posicionamento. O papel do treinador é fazer o coletivo forte que facilita e potencializa os jogadores.

PRIORIDADE INICIAL

A parte psicológica é importante, colocar minhas intenções e objetivos. Falar para eles do que precisamos para conquistar os objetivos. Compartilho com eles, porque eles fazem o serviço dentro de campo. Vamos começar a trabalhar uma estrutura nova da equipe aproveitando muitas coisas boas que têm aqui. Um grupo guerreiro, dedicado, profissional, e engajado nesse processo de retomada do Sport. Vou começar a trabalhar nisso a partir de hoje  (ontem) para o jogo contra o Vasco. Preparar algumas situações na parte defensiva e ofensiva.

LISCA DE AGORA

Estou mais experiente, vou fazer 50 anos, mais cabelo branco do que antes e mais rodagem… Quando cheguei aqui pela primeira vez era o meu primeiro trabalho fora do Rio Grande do Sul. Algumas vezes mais agitado, mas também mais consciente do que precisamos, como a hora de se manifestar mais forte e de dar uma segurada. Acho que a experiência e idade nos dá isso. Chego em um momento bom. Ganhei um espaço interessante no futebol brasileiro. Este ano recebi convites para trabalhar, mas todos atrelados a clubes que estão embaixo na tabela. Isso é uma imagem que tento mudar desde o América-MG e o Sport me proporcionou isso.

LISCA NO SPORT

Me vejo em bom momento, maduro, mais preparado para trabalhar no Sport. Antes não pude atender porque estava de olho no exterior, com uma proposta muito vantajosa. Mas isso ficou no segundo momento. Quando voltei, disse ao meu empresário que se um clube aparecesse, eu iria atender. Os demais não. Aconteceu a situação, o Gilmar (Dal Pozzo) saiu, apareceu a oportunidade e vim correndo quando me ligaram.

TRABALHO COM A BASE

Nós já temos alguns jogadores integrados, alguns já são jogadores de destaque, buscando o espaço. Juba saiu e retornou, Mailson é um cara de muito potencial, goleiro que gosto demais. O Sport tem uma vantagem que a base trabalha próximo no CT e vamos fomentar demais o trabalho. Queria cumprimentar o futebol do Sub-17 na Copa do Brasil, representando muito bem mostrando trabalho, qualidade e talento. Precisamos voltar para a Série A, reestruturar, para voltar a ter uma base forte. Temos que ter calma, prudência, mas com certeza terei muito bons olhos para isso e vou integrar demais.