Leão segue busca por G4 Após vacilo em casa diante do Criciúma, Sport visita o Ituano hoje para tentar melhorar seu desempenho longe da Ilha; time venceu apenas uma vez como visitante na Série B

Diego Borges
Especial para o Diario
esportes@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 09/08/2022 03:00

Dois pontos. Esse foi o saldo que o Sport deixou escapar no tropeço em casa, na última rodada contra o Criciúma. Prejuízo que pode ser minimizado hoje, às 19h, contra o Ituano, no estádio Novelli Júnior, em Itu. Vivo na tentativa de se reaproximar do G4, apesar de ver o sonho do acesso mais distante a cada rodada, para manter essa chama acesa o Leão precisará superar as suas próprias limitações. Sobretudo em relação ao seu desempenho ruim jogando como visitante nesta Série B.

Em 11 jogos disputados até aqui longe de casa, o Sport soma apenas uma única vitória, ainda na 7ª rodada, contra a Chapecoense, na Arena Condá. Somados aos seis empates e quatro derrotas, faz com que esse nível de rendimento do Leão seja apenas o 13º melhor desempenho fora de casa. Com nove pontos somados, os rubro-negros têm um aproveitamento raso de visitante de 27,3% dos pontos disputados longe da Ilha do Retiro.

Para se ter ideia, quando comparado aos adversários no meio de tabela, o Sport perde no quesito aproveitamento como visitante para Londrina (39,3%), Ituano (36,1%), Criciúma (33,3%), CRB (33,3%) e Novorizontino (30%). E a situação só piora quando são levados em questão os clubes que hoje dominam o G4, Cruzeiro, Vasco, Bahia e Grêmio, todos com rendimento superior a 40% como visitantes.

Entretanto, nem tudo é lamento para Claudinei Oliveira. Aos poucos, com a chegada e regularização dos quatro reforços adquiridos na janela de contratações, o técnico leonino vai ganhando novas opções para a escalação, e até mesmo ao ponto de poder variar a equipe taticamente. Pela primeira vez, já em seu terceiro jogo na volta ao clube, o treinador poderá escolher entre o usual esquema 4-3-3 ou até o 4-4-2.

A começar com a boa notícia da volta de Sander à lateral esquerda, após cumprir suspensão. Já no meio de campo, criticados de forma mais contundente pela torcida, devido à má atuação contra o Criciúma, Willian Oliveira e Thiago Lopes tendem a perder espaço.

Caso Claudinei escolha o 4-4-2, Pedro Naresi ou Giovanni podem ganhar a vaga ao lado da dupla de volantes, Fabinho e Denner, com Luciano Juba assumindo o papel de criação. Do contrário, se mantiver o 4-3-3, restarão três vagas para os cinco disputarem, se Juba não for acionado na ponta esquerda. É grande, inclusive, a chance de Vagner Love ser titular pela primeira vez, ao lado de Kayke, Gustavo Coutinho e até mesmo Wanderson.

OUTROS JOGOS - 23ª RODADA

HOJE

   19h    Ituano           X    Sport
   19h    Grêmio          X    Operário
20h30    Ponte Preta    X    Vasco
20h30    CSA               X    Brusque
   21h    Londrina         X    Cruzeiro
21h30    Sampaio Corrêa    X    Bahia
21h30    Tombense      X    Vila Nova

AMANHÃ
   19h    Náutico            X    CRB
   19h    Chapecoense    X    Novorizontino
21h30    Criciúma          X    Guarani