EDUCAPE » Quando os pais estão presentes Participação familiar no acompanhamento escolar é a garantia de melhor aproveitamento dos alunos, principalmente na rede pública

Anamaria Nascimento
anamarianascimento.pe@dabr.com.br

Publicação: 04/07/2016 03:00

Na reunião de pais realizada mensalmente pela Escola Técnica Estadual Cícero Dias, a presença do militar aposentado José Clovis Medeiros, 51, é certa. Pai da aluna do segundo ano do ensino médio Bruna Vander Medeiros, 15, ele faz questão de participar de todas as atividades relacionadas à vida escolar da filha. Checa a agenda, conversa sobre os assuntos abordados em sala de aula, conhece os professores e mantém relação de proximidade com a gestão escolar. Faz isso porque sabe que a participação dos pais é importante (se não decisiva) para o bom desempenho da filha na escola.
A mãe de Bruna, a dentista Cláudia Vander, 43, também participa ativamente do acompanhamento escolar. “Nossa participação é importante para a formação da personalidade, do caráter e da ética dos nossos filhos. Com a supervisão constante, o rendimento nas aulas também melhora”, pontua Clovis.
A própria Bruna reconhece que tem melhores resultados graças aos pais. “Se eu usar o celular na sala de aula, eles ficam sabendo. Se eu ficar conversando, eles ficam sabendo. Costumo dizer que meus pais são os mais CDFs. Eles vêm regularmente à escola, cobram resultados e conversam com os professores”, diz a adolescente.
Bruna deixou uma escola privada quando concluiu o ensino fundamental e passou a estudar, pela primeira vez, na rede pública ao ingressar no ensino médio. A mudança foi acompanhada de perto pelos pais. “Por questões financeiras e pela possibilidade de ela fazer um intercâmbio (pelo Programa Ganhe o Mundo), decidimos pela migração, mas ficamos sempre atentos à escola para cobrar quando é necessário”, afirma o pai.
A diretora da escola onde Bruna estuda, Aldineide de Queiroz, concorda. Para a gestora da unidade de ensino localizada em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, a presença constante dos pais é um dos fatores que levam aos bons resultados da escola. “Eles participam diariamente e nos dão o suporte necessário para que possamos trabalhar melhor. Aqui, temos alunos de todas as classes sociais e pais com graus de escolaridade muito diferentes. Todos eles participam ativamente e isso é fundamental para alcance resultados positivos”, enfatiza.

bom desempenho
A Escola Técnica Estadual Cícero Dias é a terceira escola de ensino médio com melhor desempenho no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe) de 2014; o último a ser divulgado pela Secretaria Estadual de Educação. A taxa de aprovação entre os alunos de ensino médio é de 98%, e a de abandono escolar é zero. “Esses resultados são mérito não só dos alunos, professores, funcionários e gestão, mas também dos pais. Quanto mais eles participam da vida escolar, melhor nosso desempenho”, destaca Aldineide.