CIATUR » Comandante cai e será investigado

Publicação: 31/01/2017 03:00

A Companhia Independente de Apoio ao Turista (Ciatur), da Polícia Militar, tem novo comando a partir de hoje. O major Giovani Augusto Gomes do Nascimento assume o posto no lugar do também major Alano José César de Araújo, que está sendo investigado por determinar o uso de policiamento da companhia em um casamento realizado no sábado, em Olinda. A portaria com a substituição será publicada hoje no boletim-geral da Secretaria de Defesa Social, com a assinatura  do secretário Angelo Gioia.

A Ciatur é a companhia especializada responsável pela segurança nas áreas do Recife Antigo e do Sítio Histórico de Olinda, além de ações que envolvem aeroporto, portos, operações nos litorais e grandes eventos do calendário turístico de Pernambuco.

Giovani do Nascimento tem 24 anos de atuação na Polícia Militar e, em sua carreira, já trabalhou na Radiopatrulha e em batalhões do Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes. Há dois anos e meio, vinha prestando serviço como assessor do gabinete do secretário executivo de Defesa Social.

“Quero ouvir bastante a tropa para desenvolvermos, juntos, um planejamento capaz de garantir a ordem e a tranquilidade na nossa área de atuação. Trabalharemos sem descanso para garantir um policiamento ostensivo integrado às demais unidades da PM e às guardas municipais. De imediato, focaremos esforços nas prévias e no carnaval, de modo que os pernambucanos e os turistas possam desfrutar das nossas festas, belezas naturais e patrimônio cultural com segurança”, disse o novo comandante.

INTERESSE PÚBLICO
O Comando-Geral da Polícia Militar, por meio da Diretoria Integrada Especializada (Diresp), instaurou uma sindicância para apurar a conduta do major Alano de Araújo, por ter designado policiamento específico para o casamento ocorrido no Mosteiro de São Bento, no Sítio Histórico de Olinda. Em nota, a PM frisou que “a missão da corporação é atuar em favor da segurança pública, atendendo à população como um todo, jamais em benefício de interesses particulares.”