Falsos bancários aplicam golpe Idosa sofreu prejuízo de R$ 10 mil após ter cartão furtado por estelionatária. Cúmplice da suspeita se dizia gerente

Publicação: 21/07/2018 03:00

Uma senhora de 81 anos, residente no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife, foi vítima de um golpe de estelionato com um modus operandi bem peculiar. De acordo com familiares da vítima, cujo nome será preservado, um homem que se identificou como Adalberto e se apresentou como gerente do Banco do Brasil ligou para a casa da idosa na manhã da quinta-feira, informando que o cartão dela havia sido clonado e a orientando que realizasse determinados procedimentos.

O criminoso chegou a confirmar com a vítima todos os dados pessoais. Em seguida, informou que uma funcionária da suposta agência iria à residência dela pegar alguns documentos para a emissão de um novo cartão. “O homem que ligou para minha mãe se identificou como gerente do Banco do Brasil e disse que desde o último mês de maio tentava enviar dois cartões de crédito para ela, sem sucesso. Após confirmar os dados pessoais da minha mãe, afirmou que uma funcionária iria até a sua residência no mesmo dia e que esse tipo de serviço estava sendo oferecido para clientes antigos do banco”, contou uma das filhas da vítima, que estava acompanhada, no momento do crime, da empregada doméstica e de uma personal trainer.

“Ele disse também que o cartão dela seria cancelado automaticamente. Assim que minha mãe desligou o telefone, o interfone tocou. Era a suposta funcionária do banco, carregando um papel timbrado, inclusive. Minha mãe não teve sequer tempo de avisar aos filhos”, acrescentou.  A suspeita, que aparece nas imagens das câmeras do condomínio, chegou a subir ao apartamento da vítima. Enquanto a senhora procurava os documentos, a golpista a distraía com conversas sobre religião, por se tratar de uma idosa com um santuário em casa, e furtou seu cartão de débito. O caso foi registrado na Delegacia do Espinheiro e está sendo investigado pelo delegado titular Rômulo Aires.

“Minha mãe deu falta do cartão de crédito ainda com a criminosa dentro de casa, mas ela dizia que estava com pressa e que minha mãe deve ter deixado cair em algum lugar. Ela disse que durante a tarde (da quinta-feira) minha mãe receberia outro cartão e chegou a fornecer uma nova senha, pegando a antiga”, contou a filha.  

Ao sair do condomínio no Espinheiro, a estelionatária realizou um saque da conta da idosa e fez diversas compras em estabelecimentos comerciais do entorno do bairro. “Um dos meus irmãos recebe notificações das movimentações financeiras da conta da minha mãe. Quando ele começou a perceber as transações, ligou para minha mãe, que estava em casa. Logo, nos demos conta de que se tratava de um golpe. O cartão já havia sido bloqueado pelo próprio banco porque a estelionatária tentou usar a função crédito, que não está habilitada”, relatou a filha.

No mesmo dia, os parentes da vítima registraram o boletim de ocorrência. “Soubemos que esse tipo de golpe tem acontecido com frequência desde março, em bairros da Zona Norte como Espinheiro, Hipódromo, Encruzilhada e Casa Forte. Uma conhecida nossa sofreu a mesma situação. Comparamos as imagens das duas câmeras de segurança e se trata da mesma pessoa. Provavelmente é o mesmo grupo que está atacando”, completou a parente da vítima. Nas imagens, a golpista aparece de forma nítida, mas fazendo caretas. Além do crime de estelionato, foi registrado também o furto. O prejuízo da senhora de 81 anos foi de cerca de R$ 10 mil.

A Polícia Civil de Pernambuco informou que instaurou inquérito policial para apurar autoria do crime.  “Segundo informações iniciais, a vítima teria recebido uma ligação, na qual um interlocutor apresentava-se como gerente do Banco do Brasil. No mesmo dia, recebeu uma pessoa que se identificou como funcionária do Banco do Brasil e apresentou documentos com a marca e nome do referido banco, que foram preenchidos muito rapidamente. Após preencher os referidos formulários, a suposta funcionária foi embora apressadamente”, comunicou a corporação, em nota.