Polícia busca traçar perfil da ação

Publicação: 11/07/2018 03:00

Segundo o secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire, a força-tarefa que congrega órgãos de segurança de Pernambuco, a Polícia Rodoviária Federal e também os transportadores de valores e instituições bancárias está estudando formas de coibir esse tipo de investida criminosa. A polícia está colhendo testemunhos de moradores da cidade e buscando possíveis imagens para orientar as investigações e traçar o perfil e a dinâmica da ação.

“No primeiro semestre deste ano, tivemos uma redução de 32,7% nesse tipo de crime, com destaque para a diminuição nos ataques aos caixas eletrônicos, que caíram 62% desde o início da atuação. Nós já tivemos 164 criminosos especialistas neste tipo de ação presos pelas nossas forças de segurança. A criminalidade passa por uma mudança de suas práticas e nós, da força-tarefa, reestudamos como está acontecendo a dinâmica dessas ações para coibi-las de forma melhor”, comentou. Ao todo, registraram-se 35 ocorrências contra agências bancárias, caixas eletrônicos e carros-fortes nos seis primeiros meses deste ano, e  52 no mesmo período do ano passado.

De acordo com o Sindicato dos Bancários, somente neste ano foram registradas 102 ocorrências a agências bancárias em Pernambuco, sendo 43 explosões, 27 arrombamentos, 18 assaltos, 11 crimes de estelionato, dois sequestros e uma invasão. A maioria dos crimes foi registrada na região do Agreste, onde ocorreram 45 casos, seguida do Sertão com 23, Região Metropolitana, também com 23, e Zona da Mata, com 11 casos.