Quarenta ladrões e uma madrugada de terror Bandidos tomaram Surubim de assalto, roubaram quatro bancos, fizeram reféns e causaram pânico

Publicação: 11/07/2018 03:00

Uma quadrilha de pelo menos 40 bandidos invadiu a cidade de Surubim, a 119 km do Recife, no Agreste do estado, provocando terror na população ao assaltar quatro agências bancárias na madrugada de ontem. O grupo agiu por volta da meia-noite fazendo três pessoas reféns e provocando explosões nos cofres das agências bancárias do Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Após a ação, os suspeitos deixaram para trás bananas de dinamites, cartuchos de armas de grosso calibre e muitas vidraças estilhaçadas. Durante a manhã, o cenário de guerra impressionou a cidade.

Um dos reféns foi agredido na perna com o cano de uma arma longa, após se recusar a entregar a chave do veículo, e foi atendido no hospital da cidade. Os assaltantes utilizaram oito carros. Um deles foi queimado em frente ao 22º Batalhão da Polícia Militar (BPM), que tem responsabilidade territorial sobre Surubim, para bloquear a saída do efetivo. De acordo com o subcomandante do BPM, um dos reféns foi feito de escudo humano enquanto os ladrões fecharam a rua onde três bancos estão localizados. A orientação recebida pelos policiais foi de evitar o confronto para não atingir os reféns.

As polícias Civil e Federal investigam o roubo. A PF entrou no caso porque a agência da Caixa foi atingida. De acordo com o chefe de comunicação da Federal, Giovanni Santoro, ainda não se sabe a quantia levada pelos suspeitos. “Após as perícias, pudemos confirmar que o cofre da agência da Caixa foi realmente explodido, mas a quantia ainda será levantada pelo gerente responsável”, afirmou.

Os moradores da cidade gravaram vídeos e áudios e os enviaram através das redes sociais, mostrando os momentos de pânico vividos por quem estava perto dos locais dos crimes. “Eu estava em casa dormindo e acordei com um barulho alto, parecia que estava acontecendo dentro da minha casa. Os assaltantes sitiaram a cidade. Eles atiravam para cima. Foi tudo bem planejado. Eram muitos homens e agiram durante horas. Foi aterrorizante. Fiquei assustada e escondida no quarto com medo”, afirmou uma moradora que preferiu não informar seu nome.

As agências do Banco do Brasil, Santander e Bradesco ficam localizadas na Rua João Batista, uma das principais de Surubim, na área central da cidade. A Caixa é situada na Rua Rosa Amélia Miranda, também no Centro. Nos arredores dos bancos, funcionam lojas. Alguns tiros deixaram marcas em fachadas de estabelecimentos. A proprietária de uma casa de festas próxima ao Santander, Patrícia Pinhancó, contou que durante o dia há policiamento no local. “Como todos os bancos ficam próximos, sempre vemos rondas de dia. Graças a Deus não tinha festa na nossa recepção. Por isso, ninguém presenciou os assaltos. Trabalho ao lado de um banco e mesmo assim as câmeras do meu estabelecimento não conseguiram alcançar a movimentação”, relatou.

Um hotel que fica localizado atrás da Caixa teve a placa atingida por tiros. Segundo um dos recepcionistas, que não quis se identificar, a cidade é normalmente tranquila e esse foi o primeiro caso de grande proporção desse tipo. “Os assaltos que acontecem não são violentos e esse cenário de terror fugiu da rotina da cidade. Os hóspedes ficaram assustados, mas o prejuízo foi apenas material”, contou.