EDUCAçãO » A importância da primeira infância no desenvolvimento

Publicação: 18/08/2018 03:00

Para muitas mães, o cordão umbilical só é cortado mesmo quando chega ao fim a licença maternidade – de quatro a seis meses – e é preciso voltar ao trabalho. O drama e até o sentimento de “culpa” por se afastar do filho ainda é comum mesmo após décadas da emancipação feminina. E começa então o dilema se deixa o filho com uma babá ou numa creche. O que para a mãe é apenas uma questão de segurança e conforto para o filho, há outro elemento por trás que nem sempre é levado em conta: a importância da primeira infância.

A diretora Juliana Florio da Escola Nosso Ninho, que também funciona como berçário e hotelzinho, no bairro da Torre, Zona Norte do Recife, chama atenção da importância de estimular a criança de forma pedagógica desde os primeiros meses. A unidade recebe crianças de quatro meses a cinco anos. “Muitos pais acreditam que a importância desses primeiros anos é menor do que o período de alfabetização, mas na verdade a primeira infância tem uma grande responsabilidade no desenvolvimento geral da criança”, afirmou Juliana.

Essa etapa batizada de primeira infância é pura descoberta e aprendizado. Os olhos e ouvidos absorvem o que as pessoas fazem e dizem. Então observar, sentir e explorar o ambiente a cada mínimo detalhe aguça a curiosidade dos pequeninos. “Acredito que a criança se desenvolve brincando e é importante estimular atividades de acordo com as idades. Temos que entender que nesta fase o respeito do ritmo individual é um dos fatores fundamentais da educação infantil”, afirmou Juliana Florio.

Um dos desafios dos educadores é saber lidar também com os pais. “É muito mais difícil a adaptação dos pais no início do processo do que das crianças. Os pais sofrem e as crianças logo se adaptam ao ambiente. Temos um horário estendido das 6h30 às 19h e às vezes tem criança que chora para não ir embora”, contou Juliana.

A empresária Joana Aquino, 36 anos, é mãe de Gael de três anos. A criança está na Escola Nosso Ninho desde os oito meses de idade. Hoje, ele está bem integrado e vem se desenvolvendo bem, mas Joana lembra que no início não foi fácil para ela. “É muito sofrido para a mãe. Toda mãe quer que o filho esteja seguro, seja bem cuidado e amado e para a mãe só ela é capaz de fazer isso, mas hoje agradeço a todas as cuidadoras porque sei que ele é bem tratado e está muito bem com os coleguinhas”, contou.

Uma das preocupações de Joana foi não deixar o filho com uma babá sem conhecer. “Quando procurei um lugar para o meu filho não foi pensando no desenvolvimento pedagógico, só queria que ele ficasse num ambiente tranquilo, mas me surpreendi”.
 
Serviço

Escola Nosso Ninho

Rua Dona Isabel de Barros, 147, Torre – Recife
Telefone: (81) 3036-6990