BOTAFOGO » Cidades ficarão sem água por 58 horas

Publicação: 20/08/2018 03:00

Quatro municípios da Região Metropolitana do Recife, atendidas pelo Sistema Botafogo de abastecimento de água, terão seus fornecimentos interrompidos das 22h desta segunda-feira até as 8h da quinta-feira. Em Olinda, a paralisação será em toda a cidade, enquanto em Paulista, Igarassu e Abreu e Lima a interrupção no fornecimento de água será parcial, atingindo 38 localidades. O desabastecimento de água será necessário para a conclusão dos serviços de automação de toda a rede distribuidora do Sistema Botafogo. Os municípios passarão 58 horas sem água nas torneiras.

O prazo da paralisação corresponde ao tempo de realização dos serviços e do período necessário para o esvaziamento, antes das intervenções, e enchimento das adutoras, reservatórios e rede de distribuição, para a retomada do abastecimento. De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), serão instaladas três válvulas de grande porte na saída do Reservatório de Navarro, no Paulista. Após o término das intervenções, que ainda incluem manutenção eletromecânica preventiva em unidades do sistema, o abastecimento de água será restabelecido seguindo o calendário de cada localidade, informou em nota a Compesa.

Ainda de acordo com a companhia, o recurso da automação permite a modernização e o aumento da eficiência operacional dos sistemas de abastecimento de água, melhorando a prestação dos serviços à população, além de reduzir as perdas. “O sistema automatizado permite mais assertividade no cumprimento do calendário nas áreas que são abastecidas por meio de rodízio. Nas localidades atendidas por poços, por exemplo, conseguimos identificar falhas no sistema, em tempo real, acelerando os serviços de manutenção e ações corretivas para restabelecer o abastecimento para a população muito mais rápido”, explicou o gerente de Automação da Compesa, Anderson Quadros.