Dia D da vacinação em todo o país No Recife a meta é vacinar 95% das 80 mil crianças dentro da faixa etária. No estado são mais de 544 mil

Publicação: 18/08/2018 03:00

Todas as crianças com idade entre um ano e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem receber, neste sábado, as imunizações contra sarampo e poliomielite, independentemente de sua situação vacinal. No Recife, 170 postos municipais de saúde vão funcionar das 8h às 17h e a meta da prefeitura é imunizar pelo menos 95% das 80.028 crianças dentro da faixa etária. Além das unidades de saúde, 15 postos volantes, localizados em igrejas, praças e shoppings, serão montados para ofertar mais locais e engajar a população nesse movimento. No estado, são mais de 544 mil crianças, dentro dessa faixa etária, a serem imunizadas. Atualmente, o Brasil enfrenta apenas dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas, mas no Recife já houve dois casos confirmados.

É importante lembrar que os pais ou responsáveis devem levar a caderneta de imunização das crianças. Só assim o profissional de saúde pode fazer a melhor avaliação do esquema necessário. “O sarampo é uma doença altamente transmissível e no Norte do país já tem sido relatados casos de óbito. Vacinar as crianças é potencialmente importante porque muitas delas nunca tiveram contato com o vírus e, dentro do processo de disseminação, elas são um alvo fácil e as principais vítimas de óbitos decorrentes desse vírus. Por isso que mesmo aquelas que estejam com o calendário de vacinação em dia devem receber o reforço”, alerta o secretário municipal de Saúde, Jailson Correia.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite começou no dia 6 deste mês e até a última quinta-feira a cobertura vacinal estava em cerca de 25% para as duas vacinas. No estado esse percentual era de 21%. O movimento federal para controlar a circulação dos dois vírus acontece até o dia 31 deste mês, tendo o Dia D neste sábado. Mas a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, é disponibilizada de rotina nos postos de saúde para o público de até 49 anos.

Na rotina, ela deve ser aplicada em crianças com 12 meses, com um reforço aos 15 meses com a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). Para crianças acima de 2 anos e jovens e adultos até os 29 anos, não vacinados anteriormente ou que não se lembram, devem ser feitas 2 doses da tríplice viral, com intervalo de 30 dias entre elas. Adultos entre 30 e 49 anos (não imunizados ou que não lembram) devem tomar a dose da tríplice.

Além dos dois casos confirmados (um homem de 27 anos e sua sobrinha de dois anos, moradores do bairro de Boa Viagem), 12 casos notificados estão aguardando exames laboratoriais para confirmar ou descartar. “Esse homem de 27 anos tinha regressado de Manaus, onde está havendo surto, e ele tinha tido contato com um caso suspeito lá. Nem ele nem sua sobrinha eram vacinados. Logo após as notificações, todas as pessoas que tiveram contato com eles foram procuradas para receber a vacina”, conta Jailson. Este ano, Pernambuco notificou 102 casos suspeitos de sarampo (dessas, 30 foram no Recife). Alguns casos ainda estão em investigação. Antes de 2018, foram confirmados 199 casos de sarampo em 2013 e 27 em 2014, além de 1 caso importado em 2012. Anteriormente, o último registro tinha sido em 1999, com 240 casos. Os surtos estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8) que circula no país é o mesmo que está na Venezuela. 

Onde vacinar

Postos volantes montados especialmente para o Dia D de Vacinação

  • Igreja Batista Imperial
  • Shopping Tacaruna
  • Praça do Hipódromo
  • Parque da Jaqueira (Academia da Cidade)
  • Walmart Casa Forte (antigo Hiper Bompreço Casa Forte)
  • Praça Pinto Damásio  /Polo Academia da Cidade - Várzea
  • Polo Academia da Cidade da Avenida Beira Rio (Torre)
  • Jardim Botânico do Recife (Curado)
  • Walmart Av. Recife (Caçote)
  • Walmart Av Conselheiro Aguiar (Boa Viagem)
  • Paróquia São Sebastião e São Cristóvão (Imbiribeira)
  • Polo Academia da Cidade (Macaxeira)
  • Sede União Sport Clube (Macaxeira)
  • Igreja Evangélica Batista Lagoa Encantada
  • Escola Municipal Dois Rios (Ibura)