Faltam espaços públicos de lazer

Publicação: 10/08/2018 03:00

Apesar de ser conhecido pela arborização, o bairro do Espinheiro ocupa apenas o lugar de número 50 no ranking de territórios com mais árvores da cidade. Ele tem 213,1 mil metros quadrados de área verde, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, em 2012, com o uso de imagem de satélite. O curioso é que a taxa de arborização do bairro não se converte em espaços públicos de lazer.

O Espinheiro faz parte da lista de 15 bairros que não têm praças e parques. Oficialmente o único espaço público verde que dizem pertencer ao bairro, na verdade, pertence aos Aflitos. É a Praça da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que fica na Rua 48. “No passado, meus filhos costumavam brincar dentro do prédio mesmo. Hoje, com esse trânsito intenso do bairro, acho que não seria diferente”, lembra Juliana Maria Oliveira, que chegou a escrever um livro, nunca publicado, no qual conta detalhes da história do Espinheiro por meio da história da paróquia do bairro.

Em 2015, a Prefeitura do Recife fez um inventário de árvores em áreas públicas de 11 bairros. O Espinheiro foi um deles. Foram identificadas 26 espécies arbóreas, sendo apenas cinco espinheiros, responsáveis pela nomenclatura da área. Dentro do plano de arborização da cidade, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente identificou que o bairro ainda tem potencial para receber mais 490 árvores.