BR-101 tem metade da obra pronta Foram restauradas e liberadas ao tráfego 55,83% de pistas, equivalente a 50,25 quilômetros do total dos 90 km. E recapeamento tem nova etapa

Publicação: 14/09/2018 03:00

A obra de recapeamento da BR-101 no trecho de 30,7 km, que corresponde ao chamado Contorno Recife, entre os limites de Jaboatão dos Guararapes e Paulista, entra em uma nova fase. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) fez uma interdição do quilômetro 70 ao quilômetro 71 da pista decrescente, no sentido Paulista, entre o Hospital da Mulher e um dos acessos ao bairro Jardim São Paulo. A intervenção é para realização dos trabalhos na rodovia, que passou a contar com mais uma equipe e a previsão é que a intervenção seja concluída até o fim do ano.

O recapeamento promete dar mais celeridade às obras de restauração e requalificação da BR-101, que estão sendo feitas de forma simultânea. Até agora foram restauradas e liberadas ao tráfego 55,83% de pistas, equivalente a 50,25 quilômetros do total dos 90 km, somando-se as extensões das duas pistas principais com as vias laterais, acessos e alças, nos dois sentidos do trecho em obras (Contorno do Recife). Com a interdição deste terceiro segmento, que passa pela frente do Ceasa (km 70 ao km 71), a pista ao lado está recebendo o fluxo de veículos nos dois sentidos, contando com sinalização reforçada para os motoristas, através de placas de alerta de trecho em obras e com a pintura do eixo da pista com faixa contínua. Com as mudanças do trânsito no local, os condutores devem ter atenção redobrada.

Quem segue pela BR-101 sentido Jaboatão dos Guararapes/Paulista, ao passar sob o viaduto em Jardim São Paulo, vai pegar o desvio à esquerda e seguir pela pista contrária até o Hospital da Mulher, margeando o canteiro central à sua direita. Quem estiver seguindo em direção a Paulista, pegará uma alça entrando na Avenida Recife e, em seguida, volta para a BR-101, já no bairro do Engenho do Meio. Já para quem está indo no sentido contrário, seguirá pela faixa direita da pista separada pela faixa contínua, tendo o Ceasa do seu lado direito.

As obras da BR-101 vão da descida do viaduto próximo à fábrica da Coca-Cola, em Jaboatão dos Guararapes ao entroncamento com a PE-015, em Paulista, na divisa com Abreu e Lima. Considerada a maior na área de infraestrutura viária da década em Pernambuco, a iniciativa conta com investimento de R$ 192 milhões, através da parceria firmada entre os governos estadual e federal.