Diario urbano

Ana Neiva (interina)
ana.neiva@diariodepernambuco.com.br
diariodepernambuco.com.br

Publicação: 04/09/2018 03:00

Os nossos velhos

A projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de que o número de idosos em Pernambuco cresça 25,5% até 2060. Atualmente, o estado possui 820 mil idosos. Diante do quadro, é preciso se preocupar com gastos com saúde, aposentadoria e um lugar adequado para essa população viver. Atualmente, o estado possui um total de 65 Instituições de Longa Permanência de Idoso (ILPI) filantrópicas, os popularmente conhecidos como “asilos”, que funcionam sem fins lucrativos. Destas, duas instituições, Ieda Lucena e Porto Seguro, estão localizadas nos bairros dos Torrões e da Iputinga, respectivamente. As unidades atendem pessoas a partir de 60 anos, com ou sem vivência de rua, vítimas de violência e com vínculos familiares fragilizados ou interrompidos. A maior parte do público é de pessoas que vivia em situação de rua e que não têm rendimento. Segundo Sandra Jucá, do Centro Integrado de Atenção e Prevenção a Violência contra a Pessoa Idosa (Ciappi), as maiores denúncias registradas sobre os ILPIs são referentes a maus tratos, negligência e abandono.  Hoje acontece o seminário: “Instituições de Longa Permanência Para Idosos - medos, mitos e fatos”, organizado pelo Instituto Boa Vista. Será uma oportunidade para conhecer mais sobre esse universo e refletir sobre as reais necessidades dessa população que só faz crescer cada vez mais em todo o país. O evento acontece das 14h às 18h, na sala Aloísio Magalhães, na Fundação Joaquim Nabuco, no Derby. Entre os especialistas confirmados para discutir sobre a temática, estão: Ângela Maria Hutchison, professora da USP; Isola Melo, mestre em Gerontologia Social; Karla Bandeira, assistente social da Promotoria do Idoso do MPPE; André Cabral, mestrando em Gerontologia pela UFPE; e Rita de Kássia Nóbrega, psicóloga e mestranda pela UFRPE.

Arte sacra
O Museu de Arte Sacra de São Paulo promove, no próximo dia 15, o lançamento do Catálogo MASPE - 40 anos. O catálogo reúne mais de 200 peças do Museu de Arte Sacra de Pernambuco, situadas entre os séculos 17 e 20, que compõem o acervo da instituição. A publicação é resultado de pesquisa do diretor do MASPE, padre Rinaldo Pereira dos Santos, e equipe técnica. A edição é da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).
 
Exame de mama
Neste mês de setembro, o mamógrafo móvel estará em 16 bairros do Recife. Estão sendo ofertadas 1.760 vagas para a realização do exame em mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária considerada de maior risco de câncer de mama. O calendário completo está disponível no portal da PCR:  www.recife.pe.gov.br . Em cada local, são distribuídas 80 fichas – 40 em cada turno, exceto nas ações que acontecem até o meio-dia.

Restaurante dos bichos
Cavalos fizeram a festa ontem na Avenida Joaquim Nabuco, próximo à Rua da Boa Hora,  no Varadouro. Com lixo em excesso na calçada, os animas se fartaram com os restos de frutas, verduras e massas.
 
Animais nas ruas
Vez por outra nos deparamos com cavalos e jumentos, deixados à própria sorte nas ruas . Em Olinda, uma média de 40 animais são recolhidos por mês. Desde ontem, a secretaria de Meio Ambiente Urbano e Natural de Olinda intensificou ações. Denúncias podem ser repassadas nos números: 3439-5535 ou 9.7104-7051. Os bichos são levados para um alojamento em Ouro Preto.
 
Patrimônio histórico
Depois da tragédia com o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, o Conselho de Arquitetura de Urbanismo de Pernambuco alerta para a situação de outras áreas históricas que também pedem socorro no estado. Entre elas, áreas históricas, como Olinda, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, nos museus como a Capela Dourada e o Sítio Histórico de Igarassu.