SAúDE » Nova emergência do Getúlio Vargas tem 72 leitos

Publicação: 22/09/2018 03:00

O Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Cordeiro, inaugura na segunda-feira, às 10h, a primeira etapa das obras de readequação da emergência, que totaliza uma área reformada de 1.443 metros quadrados. O setor vai passar a contar com 72 leitos, uma ampliação de 44% em relação aos 50 leitos existentes atualmente. A nova emergência, que contou com investimentos de R$ 16,6 milhões do Governo de Pernambuco, vai modernizar a estrutura da unidade e gerar mais conforto para os pacientes e melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde.

A nova emergência conta com salas sinalizadas de acordo com a gravidade do paciente, o que facilita a classificação de risco dos doentes (com prioridade para os casos mais graves), sala de gesso e de sutura, consultórios nas especialidades de clínica médica, cirurgia geral, traumatologia e cirurgia vascular, espaço para o serviço social, farmácia, sala de inalação/medicação e leitos de hemodiálise para pacientes em atendimento.

Logo após a inauguração, os pacientes serão transferidos para a nova emergência. Com isso, o espaço que abriga atualmente o setor, também passará por reformas. Com a segunda fase, que tem início ainda nesta semana e prazo de conclusão até o final deste ano, o espaço total da emergência do Hospital Getúlio Vargas vai passar para 100 leitos, dobrando a capacidade atual.

REFERÊNCIA
Fundado há 62 anos, o HGV é referência no estado na área de ortopedia, realizando, mensalmente, mais de 2 mil atendimentos na emergência e outros 12 mil no ambulatório. Há mais de dez anos, o local é o único da rede estadual a contar com um programa de órtese e prótese, oferecendo à população, cadeiras de rodas, de banho, muletas, próteses de membros inferiores e superiores, entre outros, além de possuir equipe multidisciplinar para o acompanhamento do paciente durante todo o período de adaptação aos dispositivos ortopédicos.

Por mês, o HGV faz cerca de dois mil atendimentos na emergência e 800 cirurgias. No ambulatório, são, em média, outros 12 mil atendimentos mensais, através de consultas que precisam ser marcadas de forma presencial. Para atender essa demanda, 445 leitos, 17 salas no centro cirúrgico e 31 leitos de UTI estão disponíveis aos pacientes, que ainda têm o apoio dos 2.555 funcionários do hospital, sendo mais de 400 médicos.

A unidade também funciona como hospital de ensino, oferecendo residência médica em várias áreas, com destaque nas especialidades de cirurgia de mão, do aparelho digestivo e de coluna, as únicas disponíveis em um hospital da rede estadual. Também são oferecidos estágios por meio de convênios com instituições de ensino superior. A instituição passa, desde 2012, por um processo de acreditação hospitalar pela Joint Commission International (JCI), instituição que trabalha com governos e defensores internacionais na promoção de padrões rigorosos na área da saúde. Em 2013, a unidade passou a integrar o programa S.O.S. Emergências, do Ministério da Saúde, que visa a qualificação da gestão e do atendimento em grandes hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).