MUDAS » Projeto de arborização começa na Imbiribeira

Publicação: 22/09/2018 03:00

Até o fim de outubro o Recife receberá mais de duas mil novas árvores. O plantio faz parte de um convênio com a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE), em cumprimento à lei de compensação ambiental. A primeira localidade a ser contemplada foi a Avenida Mascarenhas de Morais, no bairro da Imbiribeira. O corredor viário começou a receber, na manhã de sexta-feira, 415 mudas, quando se comemorou o Dia da Árvore.

Todas as espécies são plantas nativas da Mata Atlântica, que serão colocadas no canteiro central. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, que executa o plantio, a avenida já possui um corredor verde, mas as espécies não são adequadas para gerar sombreamento, então o projete pretende fazer um complemento com árvores de grande porte para sombrear a região e diminuir as ilhas de calor na capital.

“A Prefeitura do Recife tem um programa de plantio para a cidade inteira, com diversas frentes, tanto pela Secretaria como pela Emlurb, que executam esses projetos. Especificamente na Mascarenhas foi feito um convênio que fizemos com a Ademi para concentrar a compensação de várias construtoras e realizar um plantio maciço. Estamos plantando espécies de grande porte para poder sombrear essa avenida com grande fluxo de pedestres, ciclistas, ônibus e automóveis”, comentou o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Bruno Schwambach.

Ao todo, 14 construtoras associadas participam da ação. De acordo o presidente da Ademi-PE, Gildo Vilaça, o plantio de novas árvores muda a realidade da cidade. “Por lei, temos obrigação de fazer a compensação ambiental por cada árvore erradicada”, explica.