Um dia para repensar a mobilidade Dia Mundial Sem Carro será comemorado com atividades que unem diversão e educação no Recife

Publicação: 22/09/2018 03:00

O Recife sediará, neste sábado, uma programação que busca unir lazer e educação para comemorar o Dia Mundial Sem Carro. As atividades, que serão promovidas pela prefeitura, incluem roteiro especial do projeto Olha! Recife, teatro no Parque da Jaqueira e instalação de unidades de aluguel de bicicletas.

O Olha!Recife, que já promove passeios turísticos de ônibus, barco e caminhada, também terá uma versão ciclística com saída do Centro de Atendimento ao Turista, no Segundo Jardim de Boa Viagem, às 14h30. Serão oferecidas 10 bicicletas para os participantes inscritos, mas aqueles que já tiverem as suas bikes também podem acompanhar o grupo, que terá guia durante todo o percurso. A pedalada terminará no Parque Santos Dumont, no mesmo bairro, que receberá um evento cultural.

No Santos Dumont, que recebe o programa Recife Mais Lazer das 14h às 19h, será realizado um circuito para educação no trânsito direcionado às crianças. Os pequenos poderão aprender o significado de sinais e placas e a importância do respeito aos pedestres, ciclistas e outros modais.

No Polo Cultural montado no parque haverá apresentação do Maracatu Porto Rico, Patusco, Nativos da Dança da Ilha de Deus e orquestra. O evento vai contar ainda com polo esportivo incluindo handebol, vôlei, minifutebol, badminton, tênis, futevôlei, futetênis, skate e slackline.

Nesta sábado também serão instaladas duas novas estações do Bike PE na Zona Sul. Os espaços vão ofertar aluguel de bicicletas próprias para o público infantil. As unidades estarão distribuídas entre o Segundo Jardim de Boa Viagem e o Parque Santana, na Zona Norte. Serão 20 bicicletas no total, dez em cada espaço.

A partir das 9h, a CTTU e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente promoverão uma ação educativa no Parque da Jaqueira, Zona Norte. No Econúleo, a Trupe da CTTU apresentará esquetes teatrais sobre trânsito seguro. A CTTU também realizará ação educativa na localidade de Setúbal, onde haverá mudança de circulação, entre as ruas Baltazar Passos e João Cardoso Aires, e a implantação da Ciclofaixa Setúbal.

Ciclofaixa
A implantação da Ciclofaixa Setúbal começara neste sábado, quando será concluído o trecho na Rua João Cardoso Aires. Já as demais vias terão os serviços de sinalização terminados até o fim de outubro. A nova rota terá 5,5 km de extensão, será bidirecional e seu percurso terá início na Rua Dez de Julho, seguirá pela Rua Copacabana, Avenida Juarez Távora, Rua João Cardoso Aires, Rua Cosmorama, Avenida Armindo Moura e Avenida Boa Viagem.

Na Rua Dez de Julho, haverá um trecho de ciclorrota, que conectará o equipamento à Estação do metrô Aeroporto. Outro trecho de ciclorrota será implantado na Rua Setúbal, onde fará conexão com o Parque Dona Lindu. A Ciclofaixa Setúbal atenderá os bairros do Pina, Boa Viagem, Imbiribeira e Piedade e promoverá uma ligação com o município de Jaboatão dos Guararapes.
 
Programação

Dia Mundial sem Carro


Parque da Jaqueira
 
9h

Esquetes teatrais e atividades educativas

Olha!Recife Pedalando

14h30

Saída do Segundo Jardim em direção ao Parque Santos Dumont

Parque Santos Dumont

14h às 19h

Circuito de trânsito seguro para crianças, apresentações musicais e de dança, e polo esportivo incluindo handebol, vôlei, minifutebol, badminton, tênis, futevôlei, futetênis,
skate e slackline