Um lugar para não ser esquecido

Publicação: 21/09/2018 03:00

Mesmo que o museu ainda não seja uma realidade, a comunidade já tem a sua primeira exposição. “Mulheres guerreiras da Ilha de Deus”, inaugurada no último dia 16 de agosto, é uma composição de 13 fotos das primeiras mulheres moradoras do local e ficará permanentemente na sede do Centro Saber Viver. É uma forma de valorizar, desde o começo, o matriarcalismo no processo de educação e pertencimento na ilha. É uma prévia de como será construído o museu, já que a rememoração do acervo de 5 mil fotos dependerá da oralidade dessas habitantes.

Isso porque os registros não são acompanhados de informações como quem são as pessoas presentes nas fotos, em qual contexto ou ano se passou aquele momento. “O processo de história oral irá recompor essa memória que até hoje não foi trabalhada, não foi motivo de preocupação de outras instituições. Os moradores mais antigos serão nossas fontes de informação”, afirmou Regina Batista. Para isso, os mais jovens serão treinados e deverão iniciar nos próximos meses uma série de entrevistas a partir de cada fotografia e documento do acervo.

Os moradores também passarão por cursos sobre preservação patrimonial e ambiental e socialização do museu. Depois de aberto, a proposta é fazer do local um laboratório de pesquisas. “Eles têm um material rico do ponto de vista de ecologia, habitação, constituição e laços familiares. O museu será trabalhado para trazer conhecimentos sobre o passado e ajudar a entender o presente. Para ser em um veículo de cidadania, educação, transformação e referência”, acrescenta Regina.

Hoje, os visitantes da ilha têm acesso ao acervo documental e fotográfico durante palestras que ocorrem na sede do Saber Viver. Agora, a visita incluirá a exposição sobre as mulheres. Entre as retratadas nas fotografias, estão a atual presidente da Saber Viver, Nalvinha da Ilha, e a freira que ajudava frei Beda, Irmã Aurieta.
 
Serviço

Para ajudar a construir o museu Frei Beda Ilha de Deus

Banco do Brasil
Agência: 1838-4
Conta corrente: 5389-9
Centro Educacional popular Saber Viver
CNPJ: 00.245.881/0001-00
Contato: centrosaberviver@hotmail.com

Para conhecer a Ilha de Deus

  • Ilha tour: Visita panorâmica guiada com duração de 6 horas, que ocorre aos sábado. Inclui almoço, visitas aos espaços sociais da comunidade, apresentação cultural e visita a um viveiro de camarão.
  • Vivência: Imersão em alguma atividade tradicional da comunidade com duração de 3 horas, que ocorre conforme agendamento.
  • Pedagógico: Visita guiada, personalizada de acordo com a necessidade do grupo ou instituição.