DIARIO NOS BAIRROS » Um mercado de valor sentimental Com 100 boxes, incluindo bares e restaurantes populares na área externa, o Mercado de Casa Amarela é um dos mais antigos da capital pernambucana

Gustavo Carvalho
gustavo.carvalho@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 14/09/2018 03:00

Todo dia é a mesma coisa. Abrir as portas às 6h, fechar às 18h. Essa é a regra estabelecida para todos os 30 mercados públicos no Recife. Alguns possuem portões de ferro vigorosos, assim como as estruturas sólidas das paredes. Porém, cada um possui arquitetura, história e freguesia própria. O Mercado Público de Casa Amarela, localizado na Zona Norte do Recife, é um dos mais antigos e simbólicos da cidade.

Inaugurada oficialmente em novembro de 1930, a construção se mantém firme e movimentada até hoje e abriga 100 boxes. Um deles é o de Elimar Gomes, 61 anos. O estabelecimento está em funcionamento há 72 anos, sendo o mais antigo do estabelecimento. Ele conta que a paixão pelo negócio vem desde muito cedo, quando o seu pai ainda era vivo. “Após falecer, meu pai passou para mim e para meu irmão, e desde então tomamos conta. Costumo dizer que isso aqui é a continuação da nossa família”, completa.

Elimar relata que o espaço possui um valor sentimental imenso, e que com ele o aprendizado é constante. “Nos feriados, chegamos até a sentir falta da presença dos amigos e clientes que fizemos ao longo desse tempo. São tantas situações inusitadas que já passamos, e que fazem aprendermos cada vez mais”, diz.

Outros boxes também se destacam. A exemplo do de Evanildo Amaral, 73. Já com os cabelos  brancos, o comerciante relembra que frequenta assiduamente o mercado desde os 12 anos e que a paixão pelo local cresceu de uma forma que ele não mede esforços para enaltecer. “Meu pai costumava me trazer para acompanhar ele no comércio. Aqui me criei e criei meus filhos, que hoje trazem os meus netos para cá. Isso aqui é minha vida. Eu amo esse mercado”, conta, orgulhoso.

Os bares e restaurantes populares, localizados na parte externa do mercado, também são atrações. Alguns deles ficam abertos até de madrugada, e servem comida regional no café da manhã, almoço e jantar. Na parte interna, há pontos tradicionais de vendas de charque e queijo de coalho diretamente do Sertão.