CENTENáRIO » Assembleia de Deus lota a Arena

Publicação: 22/10/2018 03:00

A cerimônia do centenário da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no estado reuniu 57.721 pessoas, na noite do último sábado, na Arena de Pernambuco. Foi o maior público contabilizado pela administração estádio, localizada em São Lourenço da Mata. A marca anterior da Arena era de 51.350 pessoas, registrado na abertura dos festejos do centenário da denominação religiosa, em outubro do ano passado.

Conduzida pelo pastor presidente da Assembleia de Deus, a celebração teve a participação de ministros de diversos estados brasileiros e do mundo.

O pastor presidente da igreja na Espanha, Juan Carlos Escobar, era um dos presentes. Além de cantores gospel, como Josafá, Amanda Wanessa e Maura Carvalho, a cerimônia contou com um coral de 2,1 mil vozes e uma orquestra com mais de 200 músicos.

A celebração recontou a trajetória da igreja em Pernambuco, tendo a representação da Chama Pentecostal, uma das características da entidade. A montagem da trajetória incluiu a participação dos atuais diretores da Assembleia de Deus e de membros da família dos fundadores da instituição, os missionários Joel Carlson e Signe Carlson, como Ruth Carlson, de 92 anos, filha do casal.

O universitário Rafael Souto Maior, 24 anos, foi à Arena. Para ele, o centenário representa um ciclo de trabalho, conquistas e obras de milhares de pessoas que se dedicaram à palavra de Deus. “Durante esses 100 anos, homens e mulheres escolhidos por Deus entenderam o propósito de suas vidas levando a palavra com amor e responsabilidade por todas as terras pernambucano”, disse ele, convertido à igreja há quatro anos.

Para viabilizar a celebração, a igreja contou com o auxílio de cerca de três mil voluntários. Parte deles atuou na mobilidade. Ao todo, o evento, que contabilizou 1.138 ônibus, vindos de todas as regiões pernambucanas, teve o apoio de secretarias e órgãos municipais, estaduais e federais, como a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do estado e o Corpo de Bombeiros.

Três postos de saúde, com o apoio de 5 ambulâncias equipadas com UTI, foram montados no local.

Fundada em outubro de 1918 pelos suecos Joel Carlson e Signe Carlson, a Assembleia de Deus possui atualmente membros e filiais em todas as cidades pernambucanas. Além de atividades religiosas e missionárias, a igreja administra projetos sociais. Entre eles, o Projeto Samuel, que atende mais de 4 mil crianças na Região Metropolitana, e o Centro de Recuperação Lar Feliz, em Petrolina, voltada para dependentes químicos.