Festa do Morro espera público de 1,5 milhão Uma das mais importantes festas religiosas do estado espera público do tamanho do Galo da Madrugada

Publicação: 15/11/2018 09:00

Há mais de 60 anos o Dia de Nossa Senhora da Conceição inicia às 4h da madrugada com a voz de Dona Cevi entoando o canto da Barra da Manhã. Na 114º Festa do Morro da Conceição, que acontece de 29 de novembro a 8 de dezembro, não será diferente. A aposentada de 80 anos expressa o sentimento dos devotos que se preparam para a maior celebração religiosa do estado. Nesse ano são esperadas mais de 1,5 milhão de pessoas que devem ir até a Zona Norte do Recife rezar, agradecer e pagar promessas feitas a Santa, um público estimado em tamanho com o Galo da Madrugada.

Somos Igreja do Amor que Nasceu em Ti foi o tema escolhido para esse ano. De acordo com o padre José Ulisses da Silva, da Congregação do Santíssimo Redentor, o mote é alusivo ao Ano do Laicado, que lembra da relevância dos leigos para a Igreja Católica. “Quando falamos de laicato, nos referimos a todos os batizados com o desejo de que esse povo sinta-se mais envolvido, comprometido com a Igreja. Porque não são padres e bispos, mas cada um que é batizado que pode ser Igreja. Contamos com todo o público nessa festa”, disse o reitor do Santuário do Morro da Conceição.

Entre as novidades desse ano está a mudança no local de partida da procissão da Bandeira, que abre oficialmente a Festa do Morro. A caminhada começa às 18h no dia 29 de novembro. Nesta edição, a saída será no Parque da Macaxeira, Zona Norte da cidade. Tradicionalmente a partida ocorria no Sítio da Trindade, no bairro de Casa Amarela. A mudança foi estratégica para facilitar o fluxo de veículos no horário de pico, uma vez que a grande quantidade de pessoas complicava o trânsito na região, sobretudo nas vias que estavam no percurso anterior: Estrada do Arraial e as ruas Padre Lemos e Pedro Alain.

O cortejo sairá do Parque da Macaxeira pela Avenida Norte, passará pelo Largo Dom Luiz e subirá o  Morro pela Rua Itacoatiara até chegar na Praça da Conceição. A bandeira com a imagem de Nossa Senhora será erguida ao som da Banda da Polícia Militar de Pernambuco. A abertura do novenário acontecerá dentro do Santuário e será presidido pelo padre Antônio Diego, pároco da Igreja Santa Maria, Mãe de Deus, do bairro da Macaxeira. Após a abertura, haverá apresentação do Coral Movimento Pró-criança, dentro da igreja, às 21h.

Também no dia 29 acontece uma missa de ação de graças pelos colaboradores da festa, às 9h. Esse ano serão realizadas 61 celebrações em cinco horários diferentes. As missas acontecem às 7h, 9h, 11h, 14 e 16h. Neste ano, uma estrutura será montada para receber devotos que desejam se confessar. Padres missionários do Santuário Nacional de São Paulo receberão os fiéis das 8h às 21h. O show que ocorria no dia de abertura será realizado somente no terceiro dia da festa, em 1° de dezembro, com a apresentação do cantor Nando Cordel, às 21h.

No Dia de Nossa Senhora da Conceição, 8 de dezembro, haverá apresentações do padre Damião Silva, às 10h e do padre João Carlos, às 15h. Além das atrações, missas serão realizadas a cada hora a partir da meia-noite, tanto na área interna do Santuário, como no palco externo. O bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo, celebra missa às 4h.

Tradicionalmente a procissão de encerramento subia pela ladeira da Estrada da Conceição, percurso de descida dos ônibus. Neste ano, a caminhada do andor será feita pelo Largo Dom Luiz e Rua Itacoatiara, onde os ônibus sobem.

Para a procissão são esperados mais de 200 mil romeiros. O percurso de 7 quilômetros inicia às 15h no Forte do Brum, no Cais do Apolo, Bairro do Recife, seguindo pela Ponte do Limoeiro e Avenida Norte.

O arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, encerra a festa com a eucaristia às 18h. No dia 9 de dezembro, por ser um domingo, dia em que as missas já são realizadas tradicionalmente, haverá celebrações às 7h, 9h, 11h, 16h e 18h no Santuário.