Gêmeos presos após perseguição de cinema Polícia prendeu "Gêmeos da Brasília", suspeitos de vários assassinatos, e outros dois homens na Zona Sul

Publicação: 08/11/2018 09:00

Uma operação convencional de ronda por um efetivo do 19º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) resultou em cenas de perseguição e tiros em vias da comunidade do Bode e bairros do Pina e Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, ontem. Apesar do medo e da correria gerados pela ocorrência desde as imediações de um shopping center, cruzando duas das principais avenidas do Pina, a Herculano Bandeira e a Antônio de Goes, não houve registros de pessoas feridas até a captura de quatro homens que estavam armados dentro de um Fiat Siena.

Segundo a PM, dois dos presos são conhecidos como “gêmeos da Brasília”, aos quais são atribuídas participações em mais de dez homicídios em Brasília Teimosa e no Bode. Segundo o PM Alberto, do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati), a equipe do 19º BPM realizava ronda na Rua São Luiz, na comunidade do Bode, quando avistou o Siena de placas do município Salgueiro, situado a 518 quilômetros do Recife, no Sertão.

O veículo não tinha queixa de roubo, mas a equipe o acompanhou e considerou que trafegava de modo suspeito. “Percebemos quando um dos ocupantes tentou sacar uma arma”, disse o PM, acrescentando que a perseguição só terminou na Rua da Oficinas, por trás da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que fica na Avenida Antônio de Goes, número 82.

Na tentativa de fuga, o PM Alberto relatou que a viatura chegou a ser alvejada e o efetivo efetuou disparos contra os pneus do Siena, que acabou subindo a calçada e colidindo com uma árvore. Dois dos ocupantes, Eronildo Gonçalves de Oliveira e Eduardo Ozana, ambos com 21 anos, sofreram pequenos ferimentos e foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira. Às 20h, os dois já haviam sido liberados, encaminhados para o Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) e retornaram para a Central de Plantões da Capital, onde estavam os gêmeos Kelson e Kevyne Bruno Ferreira, 19.

Na Central, em Campo Grande, Zona Norte do Recife, o PM Alberto revelou que o Siena não tinha queixa de roubo porque na verdade estava com uma placa clonada. Junto com os quatro presos, os PMs apreenderam um revólver calibre 38 com seis munições intactas e sinais de possível tentativa de remoção do registro da arma.

Segundo dados obtidos junto ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em relação aos gêmeos há apenas um registro de processo, originário do dia 3 de agosto, por posse de 403,6 gramas de maconha, que negaram ser deles. Na ocasião, Kevyne alegou ter sofrido violência por policiais civis que dizia poder identificar. Inicialmente condenados a seis anos de reclusão, Kevyne e Eduardo acabaram sendo beneficiados por reduções de pena e tendo direito a regime inicialmente aberto e receberam alvarás de soltura.