OAB tem chapa única em 20 anos Pela primeira vez em duas décadas, Ordem dos Advogados do Brasil, no estado, terá um só representante na disputa

Publicação: 17/11/2018 09:00

Depois de cerca de 20 anos, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE) voltará a ter uma chapa única disputando as eleições. A escolha dos representantes da ordem para o triênio 2019-2021 está marcada para acontecer nesta segunda-feira. Serão disputados os cargos de presidente da seccional, vice-presidente, diretoria, conselheiros federais e estaduais, além da diretoria da Caixa de Assistência de Pernambuco (CAAPE) e diretoria das subseccionais. Para os municípios do Recife e Olinda a votação acontecerá no Classic Hall, das 9h às 17h. Já para subseccionais, os locais podem ser vistos no site da OAB/PE, também sendo das 9h às 17h.

A votação da ordem é obrigatória. Estão aptos a votar cerca de 14 mil advogados, aqueles que estão em dia com a ordem até a sexta-feira 19 de outubro. Os profissionais escolherão as novas gestões da seccional Pernambuco e também nas 25 Subseccionais existentes. “É importante o voto porque, além de representar a vontade coletiva, também significa uma posição de afirmação pela democracia, pela liberdade ou pela república”, disse o presidente da Comissão Eleitoral da OAB-PE, Rodrigo Pellegrino.

Seguindo o que acontecerá nas eleições para presidência do Conselho Federal da OAB, a seccional Pernambuco terá como chapa única a “Advocacia Unida. OAB Mais Forte”, encabeçada pelo advogado Bruno Baptista e tendo como vice-presidente a advogada e professora Ingrid Zanella. Bruno atua na OAB há nove anos, já tendo ocupado os cargos de conselheiro seccional, secretário-geral adjunto, diretor-tesoureiro e, atualmente, presidente da CAAPE. “Ter uma chapa única demonstra a união da advocacia num momento em que o país está tão dividido. Por outro lado, aumenta a responsabilidade de corresponder às expectativas”, afirmou Bruno Baptista.

Para produzir o plano de gestão, a chapa viajou até o interior do estado para ouvir a categoria e visitou escritórios a Região Metropolitana. O resultado foi uma carta-programa com cinco pontos de ação: jovem advogado, advogado do interior, prerrogativas, mulher advogada e gestão, educação e assistência. Para cada um desses pontos, há cinco propostas. “O desafio maior é aproximar a OAB do advogado. Sobretudo aquele que está iniciando precisa de apoio maior. A mulher advogada também precisa ter cada vez mais espaço, por isso vamos realizar campanhas contra assédio moral e sexual”, detalhou Bruno Baptista.

Para dirimir as dificuldades impostas pela distância geográfica aos advogados do interior, a chapa também pretende interiorizar os serviços. Outras propostas são ampliar os escritórios modelo, realizar conferências do jovem advogado e garantir o respeito à diversidade sexual. “Estamos num momento de torcida pela escolha democrática do Brasil. A OAB tem o papel de garantir os direitos fundamentais e estará atenta para evitar qualquer retrocesso”, acrescentou o candidato a presidente.

A chapa candidata também é composta por 105 nomes, dentre eles o do atual presidente Ronnie Duarte – que é candidato a conselheiro federal, e tem o apoio de ex-presidentes da ordem, como Jorge Neves, Ademar Rigueira, Jayme Asfora e Henrique Mariano. “Precisamos de uma OAB que lute contra a interferência nos poderes constitucionais como a Procuradoria-Geral da República, o Judiciário e, sobretudo, em favor da democracia. Em Pernambuco, temos vários males a combater e a OAB precisa atuar contra eles - como as regalias indevidas, o nepotismo e as oligarquias que ainda existem”, analisou o ex-presidente, Jayme Asfora. “Nós tivemos incontáveis provas de compromisso e de desprendimento por todos que fazem parte desse grupo”, afirmou Ronnie Duarte.

Em caso de impossibilidade no comparecimento às urnas, os advogados precisam realizar a justificativa eleitoral, enviando para o e-mail justificativaeleitoral2018@oabpe.org.br até o dia 19 de dezembro. Em caso de ausência não justificada, será cobrada uma multa no valor de 20% da anuidade.