RECOMEçO » Casa de Direitos vai abrigar e integrar refugiados

Publicação: 11/12/2018 09:00

Os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos foram marcados, no Recife, pela inauguração da Casa de Direitos. A iniciativa, fruto de parceria entre o Instituto Humanitas Unicap, Cáritas do Brasil e Suíça, e Departamento de Estado Norte-Americano, pretende acolher e integrar refugiados. Na Católica, o espaço vai funcionar no primeiro andar do Bloco E. A solenidade de apresentação aconteceu no Auditório Dom Helder Camara, com o painel Acolhimento aos migrantes e refugiados na perspectiva do fortalecimento da dimensão dos direitos humanos.

“A universidade se sente muito feliz por fazer este acolhimento, colocando em prática a solidariedade e o amor ao próximo. É por esta motivação que nos colocamos à disposição para receber essa casa tão importante, que vai cumprir um papel marcante na vida daqueles que vão estar conosco”, disse o reitor em exercício da Unicap, o pró-reitor administrativo Márcio Waked, ao dar as boas-vindas, logo depois da apresentação da cantora venezuelana Leydi Andrelina.

O secretário da Cáritas Brasileira Nordeste 2, Angelo Zanré, citou o papa Francisco ao se referir à temática das migrações. “Ele nos deixou quatro verbos: acolher, proteger, promover e integrar. A Casa de Direitos foi pensada para ser um espaço de integração onde o verbo integrar significa renovar a capacidade de viver uma cidadania ativa e participar da construção da comunidade. Significa dar às pessoas a possibilidade de se tornar sujeitos respeitados em sua dignidade, com perspectiva de futuro e não só serem vistos como indivíduos fracos”, destacou.

O representante da Cáritas da Suíça no Brasil, Hubert Eisele, enfatizou a importância do novo espaço. “Esse trabalho de montagem da Casa dentro da Unicap em tão pouco tempo não teria sido possível sem o apoio e assistência contínua do padre Marcos Mendes”, disse, referindo-se ao representante do Instituto Humanitas Unicap, também presente na inauguração.

“Esse projeto visa apoiar o governo brasileiro na questão dos refugiados venezuelanos que hoje estão em abrigos superlotados no estado de Roraima. Essas Casas de Direitos servem como ponto focal para que os venezuelanos que chegam aqui tenham orientação e assistência necessária para melhor e mais rápido se integrar”, complementou Eisele, acrescentando que os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Rio Grande do Sul também contarão com Casas de Direitos semelhantes a da Unicap.

A instalação da Casa faz parte do Programa Pana, que tem como objetivo ser referência na acolhida, proteção e integração de imigrantes e refugiados no Brasil. O termo Pana vem da língua do povo Warao e significa “amigo”. No Recife, a Casa de Direitos estará aberta para atender migrantes e refugiados de todas as nacionalidades, incluindo 204 venezuelanos. Eles desembarcarão na capital pernambucana em voos da Força Aérea Brasileira. A previsão é receber o primeiro grupo com 102 cidadãos daquele país na segunda quinzena de dezembro de 2018. Os demais estão previstos para o mês de maio de 2019.

O Programa Pana é financiado pelo governo norte-americano que, no lançamento na Unicap, foi representado pelo Cônsul Geral dos Estados Unidos no Recife, John Barrett. “Para nós, é motivo de orgulho e prazer participar junto com vocês desse projeto tão importante. Esse trabalho é importante porque essas pessoas estão deixando um regime difícil. O Brasil tem mostrado generosidade de ajudar essas pessoas. Estamos aqui para apoiar e estamos à disposição para ajudar sempre”.