Feras encerram a temporada de provas Unicap e IFPE promoveram os últimos vestibulares do ano em Pernambuco. Candidatos devem ficar atentos aos calendários de resultados e matrículas

Publicação: 17/12/2018 03:00

A Universidade Católica de Pernambuco realizou ontem a última etapa do Vestibular 2019. O segundo dia de provas foi destinado aos 1.550 inscritos nos cursos ligados à área de saúde, que engloba medicina, enfermagem, ciências biológicas, psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia. No sábado, a seleção cobriu as áreas de exatas e humanas. No total, são oferecidas 3.450 vagas para 34 cursos. O mais concorrido foi Medicina, com 29,8 candidatos por vaga. Provas e gabaritos foram divulgados no site vestibular.unicap.br. O listão com o resultado será disponibilizado até sexta-feira.

Segundo a Unicap, 193 alunos faltaram ao teste, uma abstenção de 12,45%, considerada dentro da média pela Comissão de Aplicação do Vestibular (Coave). O tema escolhido para redação foi “Ética médica”. Os candidatos foram estimulados a opinar sobre uma questão que narrava o dilema de um médico que perdia a filha de oito anos assassinada durante um assalto. Algum tempo depois o cirurgião se deparou com o criminoso no bloco cirúrgico e, apesar dos conflitos emocionais, prestou atendimento. O caso foi elaborado a partir de texto fictício.

Poucos minutos após a liberação dos portões para saída dos “feras”, às 11h, o estudante André Felipe Uchôa Lopes, 17, se mostrou otimista. “Esse ano, não posso dizer com certeza, mas acho que vou conseguir”, afirmou o jovem que está tentando pela segunda vez o vestibular da Católica para medicina. “O curso aqui é muito bom. Estou muito esperançoso”, complementou. Já Gabriela Gitirana, que reside em Aldeia, foi acompanhada dos pais. “Achei a prova difícil. Já participei dos vestibulares da Estácio, Faculdade Boa Viagem, e fiz o Enem também”, disse a estudante que está concorrendo a uma vaga no curso de psicologia.

Enquanto os “feras” faziam as provas no bloco G, os pais e acompanhantes tiveram a oportunidade de participar de uma programação especial na biblioteca. Eles foram recepcionados com um café da manhã e em seguida puderem escolher entre as atividades como pilates, avaliação metabólica, reabilitação labiríntica, triagem auditiva e roda de diálogo.

A programação foi organizada de maneira voluntária pelos professores, alunos e funcionários da Unicap. A ex-aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo, Ivânia Tavares, veio de Vitória de Santo Antão acompanhar a irmã que tenta uma vaga em medicina. Ela aproveitou para fazer uma avaliação auditiva. “Achei ótimo porque ajuda a passar o tempo. Nós que não moramos no Recife acordamos muito cedo para chegar a tempo e é muito chato esperar sem fazer nada”, disse.

O Vestibular 2019.1 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) foi marcado pela tranquilidade. Dos 25 mil inscritos para as 4.538 vagas de cursos técnicos e superiores, 16,56% não compareceram á prova, que teve início às 9h.

Os candidatos aos cursos técnicos fizeram prova de múltipla escolha com 30 questões, enquanto os concorrentes aos cursos superiores responderam 50 questões e escreveram uma redação com o tema “A atitude do brasileiro em situações decisivas”.

O gabarito preliminar foi divulgado no site da Comissão de Vestibulares e Concursos (cvest.ifpe.edu.br). Os interessados poderão interpor recursos referentes às questões da prova ou gabarito hoje. A divulgação do gabarito definitivo está prevista para o dia 21, enquanto o listão com os nomes dos aprovados será divulgado em 7 de janeiro de 2019.