MOVIMENTO EDUCAR » Mais um passo para a universidade Com a nota do Enem, os candidatos podem concorrer às vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

Anamaria Nascimento
anamaria.nascimento@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 19/01/2019 09:00

Com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em mãos, os candidatos devem se preparar e traçar estratégias para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A plataforma do Ministério da Educação (MEC) permite que os estudantes informem duas opções de curso superior. É por meio do Sisu que os participantes do Enem podem pleitear uma vaga nas instituições de ensino. O sistema substituiu os antigos vestibulares feitos individualmente por universidade e oferece, para o primeiro semestre de 2019, um total de 235.476 vagas de 130 instituições de todo o país.

Entre as universidades e institutos federais do estado, 15.094 vagas são oferecidas. Dessas, 14.284 são disponibilizadas em solo pernambucano, já que das 1.610 vagas ofertadas no sistema pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), apenas 800 são nos campi de Petrolina e Salgueiro. As demais são oferecidas nas unidades da Bahia e do Piauí. Pelo site do Sisu (sisu.mec.gov.br), os candidatos podem, antes mesmo do início das inscrições, consultar de forma detalhada as vagas por curso, instituição ou município.

As inscrições no Sisu começam nesta terça-feira e vão até as 23h59 desta sexta. Só podem concorrer a uma das vagas oferecidas estudantes que participaram dos dois dias do Enem 2018, ou seja, que compareceram às provas nos dias 4 e 11 de novembro do ano passado. Outra exigência é não ter zerado a prova de redação do exame. Nesta edição do Enem, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 112.559 candidatos zeraram a prova.

O professor de matemática do Colégio Damas Rui Lima lembrou que o estudante deve tentar se familiarizar com o sistema antes da abertura. “O primeiro passo é fazer uma inscrição, informando os dados solicitados. Depois, se tiver participado dos dois dias do Enem e não tiver zerado a redação, vai escolher as duas opções de curso. Podem ser duas opções iguais ou distintas, ou seja, ele pode optar por medicina e medicina (sendo a segunda escolha diferente em relação ao turno ou à instituição, por exemplo) ou medicina e letras, por exemplo”, explicou. O estudante deve indicar o curso, a instituição de educação pleiteada, o local de oferta, o turno e a modalidade de concorrência (livre ou cotas).

Diariamente, durante o período de inscrição, o sistema se encerra e abre na manhã seguinte mostrando a classificação dos candidatos aos cursos pretendidos. Com isso, o candidato consegue monitorar as notas de corte e ver se a sua nota é suficiente para ingressar naquela opção escolhida; Ele tem até o último dia da inscrição para mudar as escolhas. No entanto, antes de fazer as escolhas pela nota de corte, o estudante deve avaliar os cursos que realmente querem fazer e as universidades que realmente cursariam, levando em conta distância da instituição e se pode se mudar para outro estado para estudar, por exemplo. Os que conseguirem a vaga devem se matricular na instituição entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro.

Antes do início das inscrições, o estudante Guilherme Cavalcanti, 17 anos, procurou entender o sistema para não ter dúvidas em relação às opções. “Nos anos anteriores, vi as notas e os pesos das provas para o curso que quero. Geralmente, as notas para entrar não mudam radicalmente, então dá para ter uma ideia de como será”, disse. Ele busca uma vaga em física ou no conjunto de engenharias da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A estudante Vitória Gadelha, 17, que sonha em cursar direito também na UFPE, está confiante. “Tirei 960 na redação do Enem e essa prova tem o maior peso para o curso que quero”, afirmou.

Instituições pernambucanas no Sisu

Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)
9 cursos no Sisu
350 vagas ofertadas no sistema

Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
30 cursos participantes do Sisu
1.610 vagas ofertadas no sistema (sendo 800 nos campi de Petrolina e Salgueiro)

Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão)
14 cursos participantes do Sisu
442 vagas ofertadas no sistema

Universidade de Pernambuco (UPE)
64 cursos participantes do Sisu
1.740 vagas ofertadas no sistema

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
103 cursos participantes do Sisu
6.972 vagas ofertadas no sistema

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
69 cursos participantes do Sisu
3.980 vagas ofertadas no sistema

Cronograma do Sisu
  • 22 a 25 de janeiro - período de inscrições do Sisu
  • 23 a 25 de janeiro - divulgação das notas de corte do Sisu
  • 28 de janeiro - resultado da chamada regular do Sisu
  • 28 de janeiro a 4 de fevereiro - prazo para participar da lista de espera do Sisu
  • 30 de janeiro a 4 de fevereiro - matrícula nas universidades que participam do Sisu
  • 7 de fevereiro - convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições